Governador de Minas Gerais destaca importância da capacitação profissional em visita a Brasília
Em visita à sede da Fecomércio-DF em Brasília nesta quarta-feira (27), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do partido Novo, enfatizou a relevância da capacitação profissional como um elemento fundamental para o desenvolvimento econômico. Zema foi recebido pelo vice-presidente Ovídio Maia, pelo diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, e outros dirigentes da Federação.
Durante o encontro, Zema ressaltou a parceria entre as entidades do Sistema S e o governo estadual em Minas Gerais, mencionando especificamente o programa Trilhas do Futuro. Este programa, que oferece cursos técnicos gratuitos de formação profissional, conta com um investimento anual significativo, totalizando R$ 800 milhões, e é considerado o maior do Brasil em sua área.
“Vejo que o ensino profissionalizante é o futuro do Brasil. É o caminho. E o Senac está aí, pronto. Espero que outros governadores façam melhor uso dessas instituições, assim como está sendo feito no DF também”, afirmou o governador.
Vitor Corrêa, diretor regional do Senac-DF, destacou a prioridade dada pelo presidente José Aparecido para a questão da capacitação profissional. Ele ressaltou a meta de expandir o acesso a cursos técnicos para 30% dos alunos que ingressam no ensino médio da rede pública, em linha com os países membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Segundo Corrêa, pesquisas indicam que o diploma em ensino técnico aumenta as chances de empregabilidade em 70% e proporciona uma renda 30% maior em comparação àqueles que possuem apenas o ensino médio. O vice-presidente Ovídio Maia agradeceu a visita de Zema e destacou a representatividade dos mineiros entre os imigrantes de outros estados no Distrito Federal, segundo dados da última Pesquisa por Amostra de Domicílios (PADF).

Maia também estendeu um convite para que Zema participe de uma reunião da diretoria da Federação no futuro, onde poderão ser discutidos temas de interesse do setor produtivo nacional e assuntos ligados à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), que inclui cinco municípios mineiros.
Além do governador e dos anfitriões da Fecomércio-DF, estiveram presentes no encontro o vice-presidente financeiro da Federação, Joaquim Pereira dos Santos, o diretor-secretário José Fernando Ferreira, o diretor do Secovi-DF, Eduardo Pereira, e a chefe de gabinete da Federação, Caetana Franarin.