Inaugurado o viaduto de Sobradinho, trazendo mais agilidade ao tráfego da região
Neste sábado (1º), o governador Ibaneis Rocha realizou a inauguração do viaduto de Sobradinho, que recebeu o nome de Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci. Com uma extensão de 1,2 km, o elevado foi construído às margens da BR-020, próximo ao Estádio Augustinho Lima e ao acesso à Rota do Cavalo. A obra era um pedido antigo da população e faz parte do plano de governo de Rocha para beneficiar a região Norte.
Durante a entrega, o governador ressaltou a importância da obra, mencionando os benefícios que trará para a população: “Quantas vezes saímos daqui para chegar a Planaltina e demoramos uma hora e meia, duas horas? Fizemos primeiro o Complexo Viário Joaquim Roriz, que facilitou a vida de milhares de pessoas, e hoje estamos entregando a segunda parte dessa obra.”
Rocha também destacou o esforço conjunto da classe política do Distrito Federal para viabilizar a construção do viaduto: “Tenho que agradecer toda a classe política aqui do Distrito Federal que trabalha unida: deputados distritais, federais e senadores. Temos dado lição de política para o Brasil com essa união, e esse viaduto é a prova dessa união.”
Além disso, o governador anunciou novas ações para melhorar a qualidade de vida da população, como a construção de uma terceira via até Planaltina, um viaduto em Planaltina e a ligação da DF-128 até Brasilinha. Essas medidas beneficiarão a Saída Norte da região.
O Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci foi executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e demandou um investimento de mais de R$ 33,2 milhões, provenientes do orçamento do governo e de emenda parlamentar da bancada federal. A obra, iniciada em fevereiro de 2022, gerou cerca de 400 empregos diretos e indiretos.

Espera-se que o novo viaduto reduza o tempo de deslocamento de aproximadamente 70 mil motoristas que passam pelo local diariamente. Com o complexo viário, o acesso de Sobradinho à BR-020 será facilitado, evitando congestionamentos causados pelos retornos na via.
O presidente do DER, Fauzi Nacfur, destacou que a obra proporcionará maior fluidez no trânsito: “Com esses novos viadutos, sendo duas faixas vindo para Planaltina e duas voltando para Brasília, acabamos com o ponto de entroncamento. Aqui nós temos caminho para o Piauí, para Fortaleza [CE], para Formosa [GO], para a Chapada [dos Veadeiros]. Então, quando você resolve esse ponto, melhora a fluidez no trânsito de todos que por aqui passam.”

O viaduto conta com serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização e obras complementares, incluindo uma passagem para pedestres. As faixas de rolamento que passam por cima do viaduto, no sentido Plano Piloto, foram liberadas em 23 de junho, e agora a outra via, no sentido Planaltina, também está aberta aos motoristas. Os dois viadutos têm uma terceira faixa em ambos os sentidos, que futuramente será utilizada como passagem exclusiva para BRT, evitando a necessidade de alargamento.

Com informações da Agência Brasília