Com a entrega das unidades habitacionais, mais de 2,5 mil pessoas conquistam a casa própria, representando um avanço na política social do governo do DF. Ibaneis Rocha anuncia meta ousada de construir 80 mil moradias nos próximos quatro anos
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, realizou uma cerimônia nesta manhã para a entrega de 640 apartamentos novos no bairro em construção Itapoã Parque, que tem como meta abrigar 50 mil pessoas. Com a entrega, mais de 2,5 mil pessoas passam a ter casa própria, o que representa um avanço na política social do governo no combate ao déficit habitacional.
Durante o evento, o governador efetuou a entrega simbólica de cinco chaves aos futuros moradores do Itapoã Parque, dos condomínios 53, 54, 69 e 70. Atualmente, o bairro já conta com mais de duas mil famílias convivendo na região. O governador ainda anunciou o plano de construir moradias para cerca de 320 mil pessoas, contando com o apoio do governo federal nas habitações de baixa renda.
O Itapoã Parque contará com 12.112 apartamentos, e já possui sua primeira escola com capacidade para 1,3 mil alunos. Há previsão de equipamentos públicos de saúde e assistência social, além de praças, jardins e lotes comerciais vendidos pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).
A infraestrutura do bairro foi destacada pelo diretor-presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, que afirmou que a entrega das unidades habitacionais não representa apenas a entrega de imóveis, mas também a entrega de sonhos, dignidade e mobilidade. Para os novos moradores, como o arquiteto Pedro Henrique Meireles, a casa própria representa um primeiro passo, sendo gratificante ter a oportunidade de viver em um bairro planejado com escolas e outros equipamentos públicos.

Além dos 640 apartamentos do Itapoã Parque, o governo também formalizou a destinação de 70 apartamentos no Residencial Horizonte, no Sol Nascente/Pôr do Sol, e outros 44 no Residencial Maria Clara, no Riacho Fundo II, chegando a 754 moradias entregues em 2023.