Governador do DF nomeia 337 professores para reforçar a Educação do DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Esse número se soma aos 300 servidores públicos contratados até hoje pelo GDF

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), cumprindo o propósito de melhorar as condições do ensino do DF, participou da cerimônia no Palácio do Buriti nessa terça (16), com assinatura do decreto de nomeação de professores aprovados em concurso público da Secretaria de Educação do DF

Após assinar o decreto de nomeação dos profissionais concursados da Educação, fez pronunciamento, enaltecendo que o governo está indo bem, parafraseando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), “modéstia às favas, estamos muito bem, sim”.

Segundo ele, quando chegou o pedido de nomeação pelas mãos do Conselheiro Michel, do TCDF, e do deputado Cláudio Abrantes no que diz respeito aos policiais militares, ele alertou que não iria somente nomear policial. “Tenho que nomear classe médica e também professor”, frisou.

O chefe do Executivo afirmou aos professores que a Secretaria de Educação é extremamente organizada, capacitada, com bons diretores e gestores. Além disse, a população do DF tem que se orgulhar porque “nós temos uma das melhores Educações do país, se não a melhor”.

Não para

O governador enfatizou que fica muito feliz quando visita as escolas e vê o nível das escolas. “Essa questão de não parar, Claudio Abrantes, é uma grande verdade.”

Ao longo da pandemia, mesmo com algumas escolas paradas foram reformadas todas as unidades. Se referindo aos professores, Ibaneis Rocha destacou que eles irão trabalhar em ambientes reformulados, qualificados, prontos para atender as necessidades de profissionais e das nossas crianças do DF. “E isso nos alegra muito”, pontuou.

O grande projeto na Educação do DF, com a reabertura das escolas com a professora Hélvia tomando a frente e o resultado tem sido bastante positivo. Como muitos anos Ibaneis Rocha advogou em causas de servidores e reconheceu a importância do serviço público.

“Eu passei a minha vida toda militando nessa área. Ao chegar no DF a primeira preocupação foi com o plano de saúde dos servidores que não existia. E, hoje, vocês servidores entram em uma categoria que tem um plano de saúde para proteger a vocês e a suas famílias.”

Além disso, Ibaneis citou que os profissionais da Educação entram no serviço público já com a perspectiva terceira parcela paga, com “a expectativa de que a partir de abril já tenhamos a expectativa da terceira parcela, melhorando a vida de vocês servidores”.

Ibaneis Rocha tem tido que sindicalista no seu governo tem tido trabalho muito grande porque antes de eles chegarem com os pedidos “nós já temos as respostas”. Ele admitiu que é muito importante e trata com muito carinho e irá continuar a governar o DF com olhar muito especial para todos os servidores públicos pois sabe valorizar a classe.

Mais servidores da história

“Hoje estou tranquilo, em paz, porque começo a semana nomeando 337 servidores para a Educação. Já nomeei mais de 3 mil servidores ao longo desses três anos de mandato. E nós vamos fechar o mandato tendo sido o governo que mais nomeou servidores públicos na história do DF.”

Ele atribuiu o desempenho ao fator da responsabilidade fiscal. “Eu e o André trabalhamos o dia todo de modo a economizar recursos das áreas que não são necessárias. E trabalhamos o dia todo para aumentar a arrecadação do DF, fazendo assim os investimentos onde são necessários. Quem anda por essa cidade vê que a cidade está cheia de obras e muitas outras ainda irão começar. Mas isso tudo é fruto da responsabilidade com que nós tocamos a nossa cidade”, informou o chefe do Executivo.

Ofício de coração

Ele fez um pedido para que todos os professores trabalhem e que tenham amor pela Secretaria da Educação.

“Eu digo sempre que ser professor é um ofício de coração. Eu falo isso porque meu pai morreu professor. E, às vezes, eu perguntava a ele por que tanta dedicação, por que todo dia ele estava ali. Chegava em casa com suas planilhas, as suas aulas. Ele dizia, exatamente, por isso, que era por amor. Vocês que assumem agora, assumam por amor, que tratem as nossas crianças com muito amor”, finalizou Ibaneis Rocha.

O secretário de Economia, André Clemente, durante breve discurso, iniciou afirmando que fica sempre muito emocionado em ocasiões com essa de nomeação de profissionais da Educação, porque o servidor público é a maior expressão do Estado civil, o oxigênio da administração pública, da cidade. É aquele que faz entregas públicas.

“Eu fico muito honrado, governador Ibaneis, e orgulhoso do seu governo, das entregas que o senhor vem fazendo. Secretária Hélvia, essa guerreira, é da Casa, faz um belo trabalho na Educação, tem todo o meu apoio e admiração, Conselheiro Michel, representando o Tribunal de Contas do DF, que ajuda o DF, deixando mais transparente e melhor”, acentuou Clemente.

Ele elogiou também o deputado distrital, Claudio Abrantes, que tem luta reconhecida para fazer as nomeações. E que faz um trabalho incansável na defesa dos professores. Clemente agradeceu a presença do empresário Paulo Octávio, citando que “JK começou a cidade e o empresário embeleza a cidade”.

Clemente realçou que o GDF consegue fazer as entregas porque ele trabalhou a economia. O governador recebeu o orçamento de R$ 41 bilhões. “Hoje, tem orçamento de mais de R% 47 bilhões. Foram mais de R$ 7 bi que ele cresceu, fora a recuperação do crédito, as operações de crédito, empréstimos, aumento de arrecadação e recuperação de empresas que ele vem fazendo.”

Por fim, o secretário explicou que, “com isso a receita cresce, temos mais margem para contratar pessoal e estamos recompondo as forças de trabalho, que estavam tão deficitárias e educação é prioridade do nosso governo, sejam bem-vindos e se entreguem de corpo e alma”.

A secretária de Educação Hélvia Paranaguá ressaltou o empenho do secretário de Economia, André Clemente, que “que lutou bravamente para que o dia de hoje fosse realidade”. Além de saudar o governador Ibaneis Rocha, demais secretários, também não esqueceu dos demais secretários e, claro, os professores presentes “que serão meus colegas”.

Paranaguá recordou o dia em que foi divulgada a nomeação dela no Diário Oficial do DF. “A alegria de ser um professor efetivo. Essa sensação de pertencer à Secretária da Educação não tem preço porque é ali onde a gente transforma vidas”, afirmou.

Emocionada, a secretária pontuou que Ibaneis Rocha completa com o ato a nomeação 3.337 profissionais de educação nomeados no governo atual em menos de três anos. E há 10 dias o chefe do Executivo nomeou 95 profissionais da carreira de Assistência à Educação. “É o governador que tem nomeado muito servidor, não só na secretária de Educação, mas em todo o GDF”, disse.

Ela acrescentou que “a educação para ser efetiva, de sucesso para que a criança aprenda com qualidade precisamos de profissionais bem qualificados”.

Os 3.337 participarão, agora, do curso de formação continuada para entender como funciona a Rede, “o que queremos de você e transformá-los em profissionais de excelência que vocês já tiveram na formação inicial e que terão na formação continuada na Secretaria, meu coração não cabe de emoção hoje, é um dia muito feliz na minha vida”.

A secretária deu uma excelente notícia, o “o cadastro do banco de profissionais está zerado. E, em conjunto com André Clemente, atualmente, é preparado novo edital de concurso público para ter mais ainda profissionais da Educação porque a Educação não para o GDF não para, é tempo de ação, parabéns governador Ibaneis e muito obrigada”, concluiu seu discurso Paranaguá.

O deputado distrital, Cláudio Abrantes (PDT), ressaltou que tem agradecido dia e noite a parceria com o governador Ibaneis Rocha “por tudo o que ele tem feito pelo DF, parabéns, governador. Ele manifestou também estar emocionado porque a cada nomeação, como servidor público sabe da dificuldade de passar em um concurso, a dedicação, abrir mão do tempo, da família, do lazer.

“Temos que aplaudir o governador Ibaneis Rocha, o André Clemente, a Hélvia por todo esse trabalho que eles fizeram me prol da nomeação de vocês. Em tempos de pandemia zerar o cadastro não é para qualquer governo”, disse Abrantes, saudando ainda todos os secretários do GDF, a Terracap e todo o corpo do governo que trabalha para que o DF cresça mesmo em pandemia do Covid-19.

Abrandes informou que em seu gabinete atende mais de 20 comissões de concursos que ele vem acompanhando. Ele acresceu ainda que nesse governo não há uma categoria, uma instituição, um órgão que não tenha tido nomeações nesse governo.

“Temos tido um amparo muito forte, eu quero saudar um grande amigo e um defensor incansável dos concursados no DF, o nosso amigo Dr. Michel, que sempre busca dentro das possibilidades dele um caminho para que avencemos nas nomeações”, complementou o parlamentar.

Segundo Abrantes, o governo Ibaneis Rocha “é de ação, como disse a Hélvia, não para, não para mesmo e temos essa felicidade”. Ele recordou que o GDF atravessou tempos muito difíceis e o governo Ibaneis Rocha e Paco Brito, que chegou e tem mudado isso drasticamente, mesmo com pandemia.

Para concluir seu discurso, Abrantes lembrou que foi o governador Ibaneis Rocha, a partir de discussão que houve com o parlamento quem suspendeu o prazo de validade dos concursos públicos do DF.

“Até o final do ano, governador os prazos estão suspensos. E se não foi fosse essa suspensão, o concurso dos professores teria vencido em setembro. A ação que o senhor fez está repercutindo hoje e vai repercutir para tantos outros concursados, família do DF que hoje se emociona”, concluiu Abrantes.

Participaram da cerimônia os secretário Severino Cajazeiras (Atendimento à Comunidade), Flávio Pereira dos Santos (Extraordinária da Pessoa com Deficiência), Vanessa Mendonça (Turismo), José Eduardo Pereira Filho (Desenvolvimento Econômico), o empresário Paulo Octávio, o conselheiro do TCDF, Márcio Michel além de coordenadores regionais de Educação, professores entre outras autoridades.

Mais lidas

Os índios e os tecidos da vida
Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
...