Nova sede da Dict em Goiânia impulsiona investigações e fortalece projeto da primeira Cidade do Trânsito do Brasil
O Governo de Goiás deu um passo histórico na modernização da segurança viária e no acolhimento ao cidadão. Em uma ação conjunta entre o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e a Polícia Civil, foi oficialmente inaugurada, nesta quinta-feira (3), a nova sede da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (Dict), localizada na Cidade Jardim, em Goiânia. A estrutura moderna e eficiente já se destaca como modelo a ser seguido em todo o Brasil.
Desde que entrou em funcionamento, em 10 de junho, a unidade já lavrou 85 ocorrências e conduz mais de 600 investigações em andamento. Sob a liderança do delegado Paulo Ludovico Evangelista da Rocha, a nova Dict tem foco especial na apuração de homicídios, lesões corporais causadas por sinistros e nas corridas ilegais (rachas).
Com investimento superior a R$ 450 mil, a delegacia é parte central do ambicioso projeto de criação da primeira Cidade do Trânsito do Brasil, que reunirá, em um só espaço, todos os órgãos responsáveis por fiscalização, inteligência e atendimento ao cidadão.
“O projeto vai transformar o atendimento ao cidadão, que poderá resolver tudo relacionado ao trânsito em um só lugar. Também vai facilitar o trabalho de fiscalização e investigação”, afirmou o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, reforçando o caráter inovador da iniciativa.
A autarquia já abriga, além da nova delegacia, um espaço para o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, e, em breve, contará também com a Cidade Mirim, voltada à educação para o trânsito, com foco no público infantil.
Atendimento com dignidade e acessibilidade
A antiga estrutura da Dict funcionava em uma casa adaptada no Setor Pedro Ludovico. Com a nova sede, projetada especificamente para atender às demandas da delegacia, os serviços ganharam melhor acolhimento ao cidadão e recursos de acessibilidade, especialmente voltados às pessoas com mobilidade reduzida.
“A partir do momento em que se cria uma unidade já planejada para essa finalidade, garantimos um atendimento mais humanizado”, destacou o delegado Paulo Ludovico.
Resposta aos altos índices de violência no trânsito
A importância da delegacia é reforçada pelos dados preocupantes: em Goiânia, são registrados cerca de 140 homicídios por sinistros de trânsito por ano, sendo mais de 60 mortes apenas no primeiro semestre de 2024. Os casos de lesões corporais ultrapassam 4.600 por ano na capital.
O delegado-geral da Polícia Civil, André Ganga, também ressaltou o impacto positivo da nova estrutura: “Essa delegacia representa um avanço no atendimento à sociedade e também no suporte aos servidores. A parceria entre Polícia Civil e Detran-GO fortalece o combate à impunidade no trânsito”.
Com instalações modernas, estrutura funcional e uma proposta ousada de integração entre órgãos, a Dict de Goiás já se consolida como referência nacional, simbolizando um futuro mais seguro e organizado no trânsito brasileiro.