Goiás é destaque no Japão por modelo de gestão

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Caiado palestra em Seminário de Negócios no Japão e apresenta ações desenvolvidas à frente da gestão estadual - Fotos: Júnior Guimarães

 

Governador apresentou os avanços do estado em áreas como segurança, educação e tecnologia durante seminário promovido em Hamamatsu, cidade com a maior comunidade brasileira no Japão

 

 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, apresentou nesta quinta-feira (17/7), em Hamamatsu, Japão, os resultados das ações de sua gestão que transformaram o estado em referência nacional. A palestra, intitulada “Goiás é exemplo de gestão para o Brasil”, fez parte do Seminário de Negócios promovido pelo Consulado-Geral do Brasil no Japão, em parceria com a Goiás Turismo, e reuniu empresários japoneses e brasileiros da comunidade local.

Caiado relembrou o cenário crítico encontrado ao assumir o governo em 2019: bloqueio do Estado no Tesouro Nacional, dívidas com servidores, altos índices de violência e corrupção sistêmica. “Hoje, somos o estado mais seguro do Brasil. As pessoas vivem em liberdade, seja na cidade ou no campo”, destacou o governador, ao enfatizar a queda drástica na criminalidade.

O chefe do Executivo goiano também ressaltou que Goiás ocupa o primeiro lugar no ranking nacional da educação e tem investido fortemente em inovação e tecnologia. Durante sua fala, reconheceu a liderança japonesa na área de Inteligência Artificial (IA) e destacou os esforços locais. “Goiás está avançando com um curso superior pioneiro em IA e um centro de excelência. Temos a legislação mais moderna do país nesse campo e estamos abertos a parcerias internacionais”, afirmou.

Caiado defendeu que é possível transformar realidades quando se combate a corrupção e se aplica corretamente os recursos públicos, citando como exemplo o programa Goiás Social. A iniciativa tem promovido a inclusão social por meio da entrega de moradias gratuitas, alimentação infantil, qualificação profissional e ações em todo o território goiano. “É o mais completo programa de extensão social do Brasil”, afirmou.

Caiado palestra em Seminário de Negócios no Japão e apresenta ações desenvolvidas à frente da gestão estadual – Fotos: Júnior Guimarães

Hamamatsu, onde ocorreu o evento, abriga cerca de 10 mil brasileiros, a maior comunidade do país asiático. O diretor do setor internacional da Prefeitura de Hamamatsu, Yoshikazu Matsui, lembrou que, em 2025, completam-se 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. “Desejamos que esses laços de amizade se fortaleçam cada vez mais”, disse.

O presidente do Conselho de Cidadãos Brasileiros da cidade, Eber Toyohashi, manifestou o desejo de estreitar os vínculos com Goiás e o Brasil. Já o cônsul-geral do Brasil no Japão, Aldemo Garcia, destacou a alta aprovação de Caiado como gestor. “Goiás é uma potência agrícola, cresceu 7% no primeiro trimestre e lidera em segurança pública”, afirmou. A primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do Goiás Social, também participou da missão e visitou uma escola local. “É uma alegria estar neste país que é referência mundial em inovação, tecnologia e cultura”, disse.

Durante a agenda, o governador também concedeu entrevista ao tradicional jornal japonês The Yomiuri Shimbun, na qual destacou os resultados da missão internacional e os laços com a comunidade Nikkei. “Tenho uma grande admiração pela cultura japonesa. A resiliência desse povo é um exemplo de como se constrói uma nação”, declarou.

Mais lidas

Goiás é destaque no Japão por modelo de ge...
A Morte da Lava Jato e o Enterro da Justiç...
PL critica operação da PF contra Bolsonaro
...