Programa de qualificação profissional coordenado pela Sedes já preparou mais de 10 mil pessoas para o mercado de trabalho e conta com participação de pessoas em situação de rua, imigrantes e egressos do sistema penitenciário.
O Ginásio de Esportes do Cruzeiro foi palco do lançamento de mais uma etapa do RenovaDF, programa de qualificação profissional coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedes). Cerca de 1.500 novos aprendizes uniformizados de azul integrarão o 2º ciclo de 2023 do projeto, que desta vez atenderá as cidades de Taguatinga e Brazlândia. O RenovaDF tem como objetivo formar homens e mulheres para a recuperação de espaços públicos, já tendo preparado para o mercado de trabalho 10.802 pessoas após oito ciclos completos desde 2021.

O ciclo atual contará com a participação de um grupo de 150 pessoas em situação de rua, imigrantes e egressos do sistema penitenciário. O programa oferece cursos de iniciação profissional com duração de 240 horas, aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), onde os alunos aprendem noções de diferentes profissões como carpinteiro, jardineiro, eletricista, pedreiro, entre outras. Até o momento, já são em torno de 1.300 espaços públicos recuperados em diversas regiões administrativas. Os participantes recebem salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.

O secretário da Sedet, Thales Mendes, destacou a importância de garantir a participação de pessoas vulneráveis no programa, referenciadas pelos Cras e centros Pop. A desempregada Valdete Monteiro, 60, moradora de Brazlândia, comemorou a oportunidade de se qualificar em uma nova área, após trabalhar boa parte da vida como doméstica. Já Jean Carlo Pozzani, 48, em situação de rua há um ano, desembarcou no DF após deixar a cidade natal, São Paulo (SP), e está em um dos abrigos da rede de assistência da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Ele emocionou-se ao falar sobre a chance de mudar de vida e conquistar seu espaço na sociedade.

O RenovaDF conta com o apoio do Senai-DF e tem como objetivo cuidar da cidade ao mesmo tempo em que promove uma transformação na vida dos aprendizes. A cerimônia de lançamento contou com a presença do secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, da primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, e dos deputados Rafael Prudente e Robério Negreiros.
Com informação da Agência Brasília