Gilmar Mendes retira destaque e julgamento sobre prisão de Collor será retomado na segunda-feira

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Com maioria formada no STF para manter decisão de Alexandre de Moraes, plenário virtual analisará continuidade do cumprimento da pena de 8 anos e 10 meses do ex-presidente

 

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou neste sábado (26) o pedido de destaque que havia interrompido o julgamento sobre a prisão do ex-presidente Fernando Collor. Com a decisão, o processo será retomado na próxima segunda-feira (28), às 11h, no plenário virtual da Corte.

A análise trata da manutenção da decisão do ministro Alexandre de Moraes, que determinou o início do cumprimento da pena de 8 anos e 10 meses de prisão imposta a Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um dos processos da Operação Lava Jato.

Na sexta-feira (25), o STF já havia formado maioria para manter a ordem de prisão. Até o momento, votaram nesse sentido os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. O ministro Cristiano Zanin está impedido de participar do julgamento por ter atuado anteriormente como advogado em ações ligadas à Lava Jato.

A decisão de Moraes, proferida na quinta-feira (24), considerou que os recursos apresentados pela defesa de Collor tinham caráter meramente protelatório e buscavam evitar o cumprimento da sentença. O ex-presidente deverá cumprir a pena em um presídio em Maceió (AL), onde reside.

Collor foi condenado pelo STF em 2023. De acordo com a Corte, ele usou sua influência política enquanto era dirigente do PTB para favorecer contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, recebendo cerca de R$ 20 milhões em propina entre 2010 e 2014.

Com o retorno do julgamento ao plenário virtual, a expectativa é de que a decisão final seja consolidada nos próximos dias, encerrando mais um capítulo da trajetória judicial de um dos nomes mais controversos da política brasileira.

Mais lidas

Doutora Jane entrega sala multimídia com 3...
GDF investe R$ 80 milhões para levar sanea...
Gilmar Mendes retira destaque e julgamento...
...