Ministro do STF, Gilmar Mendes, é homenageado com o título de Cidadão Honorário de Brasília pela sua trajetória e contribuição para a democracia
O governador Ibaneis Rocha participou, nesta segunda-feira (2), da entrega do título de Cidadão Honorário de Brasília ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em cerimônia na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
“Para quem convive no meio jurídico, e eu sou advogado há 30 anos, a gente tem a grata satisfação de ter no senhor a inteligência, a determinação, mas tem uma coisa que poucos juristas, ministros e juízes têm, que é a coragem”, afirmou o governador, exaltando a contribuição do ministro para a democracia e o equilíbrio institucional no Brasil.
O homenageado, emocionado, relembrou sua trajetória desde o nascimento em Diamantino (MT) até a carreira pública em Brasília, onde vive há 50 anos. “Brasília é a minha casa e sempre foi um grande palco de minha trajetória. Ser reconhecido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal é algo que enche meu coração de orgulho”, declarou Gilmar Mendes.
A proposta da homenagem foi feita pelos deputados distritais Wellington Luiz e Ricardo Vale, que destacaram a relevância histórica do ministro na defesa das instituições democráticas brasileiras. Gilmar Mendes, de 68 anos, é jurista renomado, ministro do STF desde 2002 e ex-presidente do STF e do TSE. Sua formação inclui mestrado e doutorado pela Universidade de Münster, na Alemanha, além de uma carreira brilhante como professor e orientador em direito constitucional.
Com informações Agencia Brasília