Gibiteca TT Catalão: Explore a maior coleção de quadrinhos em Brasília com atividades e renovação cultural
Se você é fã de histórias em quadrinhos e está em Brasília, não pode deixar de visitar a gibiteca do Espaço Cultural Renato Russo. Recentemente batizada com o nome do jornalista e ativista cultural TT Catalão, a gibiteca é a terceira maior do Brasil e um verdadeiro paraíso para os amantes da nona arte, com mais de 14 mil exemplares que vão desde coleções da Marvel e DC até mangás e obras internacionais para todas as idades.
O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 80 mil na renovação do espaço. “A Secec [Secretaria de Cultura e Economia Criativa] tem trabalhado de forma incansável para garantir que espaços como a gibiteca do nosso Espaço Renato Russo sejam uma referência em cultura, educação, lazer e entretenimento”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes.
Além de sua vasta coleção, a gibiteca oferece atividades para crianças e adolescentes, como o Quadradinho e o Espaço Kids. Alexandre Brandão, de 12 anos, expressa sua empolgação: “É bom porque eu acabo tendo um consumo consciente; já que não posso comprar todos os livros que quero, aproveito a gibiteca para ler e conhecer histórias.”
A mãe de Alexandre, Andrea Brandão, ressalta a importância do espaço para incentivar a leitura fora das telas. “Eu acho que é muito interessante ter esse tipo de espaço, porque hoje em dia, as crianças, se a gente deixar, ficam só no telefone, no computador”, afirma.
Thelma Mendes, que levou seus filhos para conhecer a gibiteca, a define como um “escape das telas.” “Gibi fez parte da infância de toda a minha geração e de outras gerações também. As crianças gostam muito de gibi”, diz ela.
O nome TT Catalão presta homenagem a Vanderlei dos Santos Catalão, jornalista, poeta e ativista cultural, que fundou a gibiteca e deixou sua coleção pessoal como legado. Felipe de Jesus Silva, bibliotecário e coordenador do espaço, destaca: “TT Catalão foi um dos grandes incentivadores desse espaço. É bacana ver que tudo começou de forma despretensiosa e hoje estamos entre as três maiores gibitecas do Brasil.”

Recentemente renovada, a gibiteca conta com 20 quadros pintados pelo ilustrador Jô Oliveira e um mural de Raimundo Lima Neto, reforçando sua importância cultural. Os visitantes podem emprestar exemplares por até sete dias, garantindo que a diversão continue em casa.
Com informações Agência Brasília