Uma gestão que acumula mais de 1,6 mil obras desde o início de sua gestão
O estreante na política do Distrito Federal, chefe do Executivo local, Ibaneis Rocha (MDB), quando assumiu o governo no dia 1º janeiro de 2019 soube assimilar que eram necessárias empregar medidas e atitudes enérgicas, firmes e, principalmente, criativas diante de um cenário com orçamento apertado e servidores desestimulados.

Ibaneis Rocha enfrentou grandes desafios e teve que equilibrar as contas do GDF para poder realizar investimentos em todas as áreas. Por ser o primeiro brasiliense a se tornar governador, a sua gestão à frente do Palácio do Buriti tem se destacado no cenário político em âmbito local e nacional.
O emedebista destravou a economia, tem oferecido segurança jurídica aos empresários, reduziu impostos, retomou obras paradas, criou novos postos de trabalho, colocou as contas em dia, fortaleceu e ampliou os benefícios sociais para os que mais precisam e vem impulsionando as ações de seu governo com a geração de emprego e renda.

Na área social o governo opera com 18 programas sociais, sendo eles: DF Social; Renova-DF; Prato Cheio; Mobilidade Cidadã; Cartão Material Escolar; Auxílio Excepcional; Auxílio Por Morte; Auxílio Calamidade; Famílias Acolhedoras; Auxílio Natalidade; Auxílio Vulnerabilidade; Bolsa Atleta; Caminhos Da Cidadania; Fábrica Social; Cesta Alimentação Creche; Bolsa Alimentação Escolar e Cartão Gás, que contemplam mais de 700 mil famílias atendidas no DF. Além da redução dos preços dos restaurantes comunitários de R$ 3 para R$ 1 com café da manhã.

Obras a serem entregues – grandes feitos do governo Ibaneis são o Túnel de Taguatinga e o viaduto do Recanto da Emas – que ainda este ano serão entregues à população. Com os investimentos na área de infraestrutura o DF já colhe resultados, assim como acontece com o Complexo Viário Joaquim Domingos Roriz – melhorando a vida de quem reside na região Norte. O GDF prepara um pacote de obras tanto para expansão do metrô [Samambaia, Ceilândia e Gama], quanto para o BRT para as regiões de Sobradinho e Planaltina. Brasília está se renovando, mas não é só na área de infraestrutura.
É preciso reconhecer que a saúde pública avançou muito nesta gestão. O governo Ibaneis fez muitos investimentos no setor como obras de recuperação de unidades de saúde, adquiriu novos equipamentos, vem mantendo a regularidade do abastecimento das farmácias, contratou 18 mil servidores por meio de concursos, ampliou a quantidade de leitos de UTI, construiu novas unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs) e deu início a construção do Hospital Oncológico de Brasília.
Outra área que o chefe do Executivo tem se empenhado é a da Segurança Pública, onde se avançou muito. As delegacias hoje funcionam 24 horas, a contratação de policiais e novos concursos em andamento – a redução dos índices de criminalidade são os menores dos últimos anos. Além da recomposição salarial das forças de segurança já encaminhada ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

Outra novidade é a situação do Centro Administrativo do Distrito Federal [Centrad] que tem avanço, com a anulação do contrato – onde o Governo do Distrito Federal adquire o prédio por meio de um financiamento, que será entregue à comunidade.

Ibaneis demonstra que não vai desistir de oferecer uma saúde pública de qualidade para população. E não para por aí. O DF enfrentou a pandemia, vacinou a população e, acima de tudo, manteve os canteiros de obras ativos ajudando a alavancar a economia com a geração de emprego e renda nas diversas cidades do DF.