Família de Maria Aparecida é beneficiada com reforma completa no Sol Nascente, através do programa Melhorias Habitacionais do GDF
Há anos, Maria Aparecida da Silva, auxiliar de serviços gerais de 43 anos, sonhava com um lar digno para abrigar seus quatro filhos e sua nora. Esse sonho se concretizou nesta quarta-feira (23), quando a família recebeu as chaves da casa reformada no Trecho 2 do Sol Nascente/Pôr do Sol, por meio do programa Melhorias Habitacionais, uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) conduzida pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab).
Maria Aparecida relembra emocionada as dificuldades enfrentadas antes da reforma: “Antes, o reboco faltava nas paredes, o chão estava muito danificado, e quando chovia, entrava água em casa. Passávamos a noite tirando a água.” Agora, com a residência completamente renovada, ela comemora: “Tudo mudou. É além do que eu esperava. Se fosse depender só de mim, eu jamais teria condições de fazer essa reforma. Hoje posso falar para os meus filhos que estamos bem.”
A reforma, que custou quase R$ 50 mil, incluiu troca parcial do telhado, instalação de contrapiso, piso cerâmico, novos acabamentos na cozinha, banheiro e lavanderia, além de melhorias elétricas e hidrossanitárias. A arquiteta da Codhab, Raiane Gomes, explica que a intervenção visou dar mais segurança e dignidade à família: “Nosso foco foi o acabamento, a troca das telhas e as instalações elétricas, criando um ambiente apropriado.”
Desde 2019, o programa Melhorias Habitacionais já beneficiou 180 famílias em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal, com mais de R$ 5 milhões investidos. As famílias beneficiadas são selecionadas de acordo com critérios sociais e recebem soluções personalizadas para suas necessidades. “Nosso diferencial é oferecer soluções personalizadas para cada família, levando uma resolução técnica adequada”, afirma Mozzer Andrade, gerente da Codhab.
O trabalho do GDF, por meio da Codhab, reforça o compromisso com a melhoria das condições de vida das famílias mais vulneráveis, oferecendo mais dignidade e esperança para o futuro.

Com informações Agência Brasília