Ibaneis anuncia 60 mil moradias no Distrito Federal em 2020

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

GDF muda panorama habitacional com prioridade a quem precisa mais e realiza sonhos a entrega de 528 unidades de moradias para quem realmente precisa.

Por Josiel Ferreira e Maurício Nogueira

O problema habitacional é tradicional de longa data na Capital Federal. No entanto, o panorama dessa conhecida e tradicional realidade começa a mudar para melhor. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou, nesta quarta-feira (18) da solenidade de entrega das primeiras 528 unidades do empreendimento Crixá, localizado em São Sebastião-DF.

Uma ação em parceria integrada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF), Governo Federal e secretarias do GDF proporcionou realizar sonhos de muitos cidadãos que aguardavam esperançosos um lugar para morar e chamar de seu, com dignidade.

O governador Ibaneis Rocha, em seu pronunciamento, antes de entrar na questão da entrega das moradias, num momento especial para São Sebastião, destacou que o Distrito Federal é parceiro, o governo federal é acolhido e o DF é também recebido muito bem nos ministérios e na Presidência da República. “Isso é uma parceria que tem gerado frutos como esses que vocês recebem.

Na visão de Ibaneis Rocha, a grande maioria não entendeu que o presidente Bolsonaro veio para mudar a vida do Brasil e das pessoas. Referindo-se ao ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, presente ao evento, o governador pediu que ele levasse ao presidente da República o agradecimento da população do DF por tudo o que ele sempre fez pelo DF. “Conseguimos, ministro, vencer com todas as dificuldades, avançar em todos os setores”, disse o governador.

Segurança

Ibaneis Rocha fez um resumo dos avanços obtidos na gestão atual. Citou que no início do mandato “a polícia não funcionava”.

O governador do DF recordou que as delegacias, inclusive de São Sebastião, fechavam às 19h00. Todas as delegacias foram reabertas no DF. O efetivo foi aumentado em 1.500 policiais nas ruas para dar segurança à população. Foram reformadas as seis UPAs da cidade.

Ele citou ainda a melhoria de atendimento médico na rede pública. Quatro mil profissionais foram contratados para o setor da saúde, melhorando a situação, porque as condições, no início do mandato, eram muito pior. Também lembrou da reforma do Hosipital de Santa Maria.

UPAs

E por falar em hospitais da rede pública de saúde, Ibaneis Rocha comentou sobre as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Hoje, ministro, estamos reciclando mais 7 UPAs para atender a população do Distrito Federal. E ós vamos contratar em 2020 mais quatro mil profissionais da saúda para poder atender bem a população”, antecipou o governador do DF.

Quanto à área de infraestrutura, segundo governador, todas as cidades do DF sentem a presença do governo com calçadas, asfalto, buracos tampados, melhoria de vias. “Isso tudo por conta de um trabalho sério e competente de todas as nossas empresas. A Novacap está aqui, DER, SLU, todos trabalhando para a população e o povo vendo a presença do GDF nas ruas.”

Câmara Legislativa

O governador do DF ressaltou também a parceria efetiva com a Câmara Legislativa dos Distrito Federal (CLDF). Aprovamos todos os projetos encaminhados pelo governo num debate bastante elevado com a CLDF em momento que nunca aconteceram na história do Distrito Federal. Situação e oposição todos trabalhando por Brasília.

“Aqui era uma guerra de ideologia que esquecia o povo. Estamos trabalhando pelo povo. É essa a nossa filosofia de governo. Governo é para pobre. É para quem precisa. Rico, basta não atrapalhar. E eu recebo as empresas dentro do meu gabinete e procuro as soluções para todos os problemas, dessa cidade, enfrentamos e resolvemos. Esse é um governo que tem o resultado como objetivo. Temos um ponto de chegada que é atender o povo com carinho, por que é isso o que a população merece”, acentuou Ibaneis Rocha.

O governador do DF afirmou que as ordens serviços assinadas hoje referentes todas as DFs que passam por São Sebastião é para dar mais qualidade de vida para a população. Ele elogiou o secretariado, administradores como “sérios”, pessoas que trabalham porque gostam e “que tem zelo e carinho pelo povo”.

“Estou fechando o ano, senhor ministro, com todas as ações, com a bênção de Deus e com o apoio de vocês. Eu chego dentro da Caixa Econômica Federal, meus secretários se reúnem semanalmente, seja na Caixa, seja no Governo (Federal). E com isso, ministro, conseguimos o que já estava perdido, primeiro no campo da Justiça, o hospital oncológico, que vai ser construído no DF para atender quem precisa, com o apoio da superintendência com a presidência da CEF de todos os seus diretores, que nos recebem e que nos atendem. Isso é trabalho que está sendo realizado”, disse Ibaneis Rocha.

A “paga” dos políticos

Na visão do governador do DF, “não existe nada melhor na política do que a possibilidade de transformar a vida das pessoas. Essa é a paga dos políticos”. Ele contou que ao ser questionado, mesmo oriundo da iniciativa privada, se está feliz no governo?

“Eu digo, eu estou muito feliz, porque vendo o sorriso das pessoas, a alegria, a felicidade que a população recebe o pouco, mas recebe com carinho, porque é dado de coração, com o trabalho e com o suor. Só Deus mesmo para colocar no coração da gente essa emoção. E é exatamente isso que eu peço a vocês nesse final de ano. Agradeçam por essa obra , pela vida do presidente Bolsonaro, pelos ministros que ele tem, pelos homens de bem que se dispõem a trabalhar por quem precisa”, explicou.

Ibaneis Rocha tem projetos para o futuro audaciosos no setor de habitação, inclusive para o Sol Nascente. “Vamos fazer o segundo maior empreendimento imobiliário dessa cidade depois do nosso querido e falecido Joaquim Rodrigues Roriz. Brasília vai receber 70 mil moradias em quatro anos para atender a quem mais precisa.”

Ele acrescentou que o GDF está determinado a cumprir a missão aos mais necessitados.
“Com a moradia vem dignidade, ministro. Essa dignidade que esse povo humilde merece. E é isso que nós vamos dar para as pessoas dignidade, escola de qualidade, saúde de qualidade e oportunidade de vida. Meu muito obrigado, em primeiro lugar a Deus e em segundo a vocês, povo de São Sebastião, que me elegeu e que me deu essa oportunidade de estar aqui entregando essas unidades residenciais. Com Deus e sempre”, concluiu o discurso Ibaneis Rocha.

Mais do que acertar na loteria

Maria Antônia Ferreira de Carvalho (foto), moradora de Taguatinga-DF, desde que nasceu foi uma das contempladas com uma residência. “Tem 37 anos que estou na lista de espera desse meu sonho. Agora, graça a Deus e Nossa Senhora estou recebendo moradia. Estou muito feliz. Felicíssima!”

Maria também confidenciou que desde o momento que recebeu o comunicado via correspondência das boas novas, afirmou estar “em estado de choque, sem acreditar”.
Indagada pelo TudoOK Notícias já havia divulgado a novidade para amigos e netos, ela contou que espalhou a notícia em casa, na família e no serviço. “Só Deus sabe o quanto que eu estou feliz.”

O que é ser contemplada, é como ganhar na loteria? Perguntou TudoOK Notícias para a nova moradora de São Sebastião. “Eu creio que sim. Eu acho que é até mais. É a realização do meu sonho, que todo mundo tem a realização de ter a sua própria moradia. Você luta, luta, trabalha, trabalha e você quer ter o seu cantinho para descançar. Aquele local onde você coloca o seu jeitinho, a sua cara, né?”, ressaltou Maria.

A moradora conheceu o apartamento e disse estar “apaixonada, está lindo”, complementou Maria.

Com a união ganha a população

O presidente da Codhab, Wellington Luiz, foi informado que a moradora de Taguatinga entrevistada pelo TudoOk Notícias aguardou 37 anos na lista de espera. Indagado sobre esse fato, afirmou que ela recebeu um presente de Natal, um presente de Deus.

“Essa é a demontsração do que a união pode fazer. Todo o grupo do governador Ibaneis é unido. É a união da iniciativa privada e pública. Isso prova que, dessa forma, a população é quem ganha. Pessoas que esperavam a quatro décadas, agora, vão ser beneficiadas de forma justa. Não se admite alguém esperar 40 anos, mas estamos corrigindo essas distorções. E dessa forma essa população começa agora a receber o que é de direito”, disse Luiz.

Ele repetiu o que Ibaneis Rocha anunciou sobre novos projetos para 2020, a meta é construir 70 mil moradias para o Sol Nascente.

“O governador do DF viu que nós somos capazes, que é possível atender o sonho dessas pessoas”, ressaltou o presidente da empresa.

Luiz contou que as máquinas que antes eram usadas para derrubar casas dos mais pobres e usamos, agora, para construir estradas, “moradias e realizações”.

“Isso é o mais importante. Usamos as nossas energias para fazer com que as pessoas sorriem e sejam felizes. E, dessa forma, tenho certeza absoluta que as pessoas terão lugar para morar. Um lugar ao sol. E é isso que é a determinação do nosso governador Ibanis Rocha. Vamos atingir essa meta e as pessoas poderão sair do trabalho e voltar para casa porque terão onde morar”, acrescentou Wellington Luiz.

“Quero que venha para minha casa”

TudoOK Notícias quis saber do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, qual era o sentimento do representante do governo federal no momento da entrega de mais de 500 moradias à população.

Para Canuto é um momento muito feliz. E entregar unidades habitacionais é sempre uma realização e uma felicidade. “Você vê a alegria das pessoas. Ter uma casa, um teto, um lugara para você morar, receber a família, receber os amigos é o que tem de mais importante”, disse Canuto.

Canuto acrescentou que o momento próximo às festas de fim de ano é onde o proprietário poder dizer “eu quero que venha para a minha casa.”

]Foram investidos R$ 50 milhões no empreendimentodo governo federal. A doação do terreno foi do Governo do Distrito Federal. “É a união de esforços para trazer benefício para a população. “São Sebastião vai ganhar um condomínio bonito de qualidade. São mais de duas mil pessoas, 520 mil famílias contempladas que vão ter um final de ano, com certeza, melhor”, enfatizou o ministro.

Governo Federal e Codhab

Em relação à parceria do governo federal com a Codhab, com o presidente Wellington Luiz e sobre projetos para 2020, indagado por TudoOK Notícias, Canuto disse que a parceria é essencial, com as secretarias com a Codhab, como GDF para que se possa avançar.
“As Codhabs têm um conhecimento muito grande da realidade habitacional, conhecem as pessoas. Qualquer informação que venha da Codhab soma demais na política federal. Agradeço a Wellington, ficamos felizes com essa parceria. O futuro, 2020, estamos brigando por recursos para que possamos continuar entregando”, ressaltou Canuto.
Os investimentos neste ano de 2019 foram robustos. Mais de R$ 4 bilhões para habitação de interesse social, informou o ministro.

“Esperamos fazer isso ou mais no ano que vem. O presidente está preocupado com a questão social, habitacional. Claro que temos que ter o pé no chão para não prometer o que não podemos cumprir. Mas o trabalho é esse. É correr atrás do recurso d entregar coisas concretas. Unidades habitacionais para pessoas que realmente precisam onde realmente precisam. Por isso, São Sebastião está de parabéns e às famílias, mais do que tudo, um ótimo Natal para todos”, complementou Canuto.

Empreendimento

O Crixá é destinado aos candidatos habilitados na faixa 1 (com renda familiar de R$ 1.800). Os apartamentos serão de 47m² com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. De acordo com a Codhab, o condomínio também possui estacionamento, área de lazer com playground e centro comunitário.

Além disso, 3% das unidades serão destinadas a idosos e outros 3% as pessoas com deficiência, os apartamentos serão entregues com as devidas adaptações para a acessibilidade.

No mês de novembro foi realizado o sorteio que definiu os blocos, andares e apartamentos das primeiras unidades, posteriormente os beneficiários realizaram a vistoria dos imóveis.

Com esse empreendimento a Companhia e o Governo do Distrito Federal atuam no sentido de dar cumprimento ao disposto no art. 6° da Constituição Federal, promovendo moradia digna e qualidade de vida às famílias beneficiadas.

O residencial é um investimento do Programa Minha Casa Minha Vida, onde foram feitas obras de habitação e infraestrutura – água, esgoto, drenagem de águas pluviais, energia e iluminação pública. Com este recurso também foi construído o Centro de Ensino Infantil (CEI) para atender melhor a população.

 

 

 

 

Mais lidas

GDF libera quase R$ 5 milhões em microcréd...
Sem justiça racial e de gênero não há just...
Caiado anuncia crédito com juros baixos co...
...