GDF reforça combate a incêndio no Parque Nacional de Brasília com mais de 640 bombeiros e apoio aéreo
O Governo do Distrito Federal (GDF) reforçou, nesta terça-feira (17), o efetivo de combate ao incêndio florestal no Parque Nacional de Brasília, iniciado no último domingo (15). Mais de 640 militares do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) estão envolvidos na operação, que também conta com apoio aéreo de um helicóptero da Polícia Militar (PMDF). A ação envolve órgãos como o Instituto Brasília Ambiental, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Prevfogo, do Ibama.
O incêndio, que se concentra na mata de galeria perto do Córrego do Bananal, continua controlado, mas focos subterrâneos persistem. Segundo o coronel Marcos Rangel, a operação está sendo exitosa, e o governador Ibaneis Rocha não tem medido esforços para garantir o sucesso da missão. “Estamos empenhados em evitar que o incêndio se expanda”, completou.
Além das ações terrestres, o combate conta com helicópteros para monitoramento, aeronaves para lançamento de água e o apoio de bombas d’água e carros-pipa do Exército. Até agora, aproximadamente 2,4 mil hectares de vegetação foram atingidos. O Parque Nacional de Brasília, uma área de proteção integral que abrange mais de 42 mil hectares, é fundamental para o abastecimento de água potável do DF.
Monitoramento dos animais e prevenção
Apesar da gravidade do incêndio, as equipes de combate têm monitorado a fauna local, com apenas uma anta adulta identificada com ferimentos, que permanece no parque após receber cuidados. Até o momento, não há necessidade de remoção de animais ou doações de alimentos.
Uma força-tarefa foi criada pelo GDF para investigar possíveis ações criminosas relacionadas ao incêndio. Com a seca que já dura 147 dias e sem previsão de chuva para os próximos dias, a população é orientada a evitar queimadas e a denunciar qualquer foco de incêndio pelo telefone 193 (CBMDF) ou pela Central de Denúncias de Incêndios Florestais, pelo número 9224-7202.
Colaborou Fernando Jordão