GDF inicia operação para remover ocupações irregulares no Noroeste do DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Governo do Estado já entregou 750 unidades habitacionais em Valparaíso de Goiás e outras 777 moradias estão em construção: benefícios reforçam compromisso do governador Ronaldo Caiado no sentido de melhorar a qualidade de vida da população

 

Ação coordenada envolve diversas secretarias e visa garantir assistência às famílias afetadas pela desocupação

 

 

Nesta sexta-feira (9), o Governo do Distrito Federal (GDF) deu início a uma operação para remover ocupações irregulares de catadores instalados no Noroeste. A ação foi autorizada após tratativas com a associação que representa as famílias do local e aprovação da 1ª Vara da Infância e da Juventude (VIJ), que realizou inspeção judicial na área antes de proferir sentença favorável ao DF.

Coordenada pela Secretaria da Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal), com apoio de diversas entidades governamentais, incluindo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), Secretaria de Educação (SEEDF) e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a operação tem como objetivo derrubar cerca de 70 barracos precários na altura da SQNW 309.

Os ocupantes foram informados da ação com 72 horas de antecedência pela DF Legal e estão cientes de que a execução pode ser retomada na segunda-feira (12) caso os trabalhos não terminem.

Preocupado com o destino das famílias afetadas, o GDF adotou uma série de medidas para prestar assistência. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) tem acompanhado o processo de remoção, oferecendo suporte socioassistencial. Desde quinta-feira (8), foram disponibilizados benefícios eventuais, como auxílio em situação de vulnerabilidade temporária e benefício excepcional para pagamento de aluguel.

No campo da Educação, a Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav) realizou o cadastro de crianças e adolescentes das famílias afetadas para garantir nova matrícula ou transferência escolar, além de disponibilizar transporte escolar, conforme necessário.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) também está envolvida, tendo levantado dados de 92 pessoas, das quais 26 estão aptas a participar do programa habitacional e serão atendidas no empreendimento em andamento no Sol Nascente.

 

 

*Com informações da DF Legal

Mais lidas

IgesDF abre vaga para Técnico de Segurança...
Bolsonaro diz que defenderá candidatura à ...
Lula critica vazamento de conversa com Xi ...
...