Registro e atualização vão ser feitos junto ao Ministério da Saúde.
*Por Larissa Azevedo
O Governo do Distrito Federal (GDF) realiza campanha para estimular o cadastramento no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do trabalho integrado das secretarias de Governo, das Cidades e de Saúde, com apoio da Administração Regional do Plano Piloto.
Cadastro via internet
Para realizar o cadastro, basta acessar o site http://segov.df.gov.br/esusregiaocentral/.
Por enquanto, apenas moradores do Lago Norte, Lago Sul, Plano Piloto, Sudoeste/Octogonal e Varjão vão poder se registrar ou atualizar o cadastro na página.
A inscrição pela internet deve ser feita pelo responsável do domicílio e ele deve informar quantas pessoas moram na residência e os dados pessoais delas.
Plano Piloto é o alvo inicial
De acordo com a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, historicamente, a população do Plano Piloto não faz o cadastramento no SUS por ter alta renda e pagar plano de saúde.
De acordo com a PDAD 2018, por exemplo, 82% dos moradores do Plano Piloto têm plano de saúde particular ou empresarial.
Mas a administradora ressalta que todo o trabalho da Secretaria de Saúde é planejado de acordo com esses recursos que são repassados com base no número de cadastrados no SUS.
Objetivo
A fase inicial da campanha tem o intuito de coletar informações para planejar ações preventivas e incentivar todos os moradores do DF a incluírem seu nome no cadastro do SUS. A ideia é mudar a cultura de não se cadastrar.
Ação pontual
Uma ação específica está sendo realizada na região da Vila Planalto. A cidade é bastante vulnerável quanto ao sistema de saúde público.
“Lá, a gente também vai usar estratégia de carro de som e ter o apoio da equipe de saúde local, já que temos uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Vila Planalto”, explica a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro.
*Com informações da Agência Brasília