GDF espera vacinar mais de 500 mil pessoas no Dia D da imunização

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O Governo do Distrito Federal promove o Dia de D de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (20) em 28 pontos do Distrito Federal

A expectativa é de que mais de 500 mil pessoas sejam vacinadas. Agora, a estratégia é facilitar o acesso da vacina à população maior de 18 anos que ainda não tomou a primeira dose em locais movimentados como feiras, espaços culturais e igrejas.

Até agora, mais de 4,3 milhões de doses foram aplicadas no DF. A média Até o momento, mais de 4,3 milhões de doses foram aplicadas no DF. A média superior a 13 mil por dia: foram 92,6 mil só na última semana.

No entanto, de acordo com a Secretaria de Saúde, até hoje, cerca de 254 mil pessoas acima dos 12 anos de idade não tomaram a primeira dose e outras 300 mil podem receber a segunda dose, mas ainda não procuraram uma unidade de saúde.

Porém, segundo a Secretaria de Saúde, até hoje, cerca de 254 mil pessoas acima dos 12 anos de idade não tomaram a primeira dose e outras 300 mil podem receber a segunda dose, mas ainda não procuraram uma unidade de saúde.

Nesta sexta-feira (19), os moradores do Distrito Federal com mais de 12 anos podem procurar as unidades de saúde para receber uma dose da vacina contra Covid-19. Os locais são diferentes para aqueles com mais de 18 anos e adolescentes.

Além disso, com o Ministério da Saúde, o GDF oferecerá a segunda dose e a dose de reforço em várias unidades básicas de saúde (UBSs) e na Feira dos Importados do SIA. A maioria dos postos vai funcionar das 9h às 17h, no sábado (20).

“O que preparamos é para quem está precisando da segunda dose e para aqueles que, por algum motivo, não se vacinaram com a primeira. Esperamos aplicar 200 mil doses no sábado (20) para reduzir esse abismo que ainda existe e avançar nas liberações que estão sendo feitas. E também para proteger a população, o mais importante. A gente aguarda, do Ministério da Saúde, novas remessas para reduzir as idades e garantir mais imunização e segurança para a população do DF”, afirma o governador do DF, Ibaneis Rocha.

O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, destaca que a ação é uma forma de a Secretaria de Saúde aumentar a cobertura vacinal, levando a vacina para mais perto da população.

“Muitas pessoas não têm tempo de ir até o ponto de vacinação, pois trabalham durante todo o dia e, à noite, acabam tendo alguma dificuldade em procurar nossos pontos que estão abertos. No Dia D, queremos alcançar essas pessoas, levando a proteção contra a covid-19 até elas, seja enquanto tiverem fazendo suas compras nas feiras, passando pela rodoviária, ou para aqueles que trabalham nesses locais e ainda não foram vacinados”.

Durante a ação nas áreas movimentadas, uma busca ativa será realizada de modo a conferir com os frequentadores desses espaços se eles já receberam a primeira dose ou se estão no prazo para a segunda ou reforço.

Se o cidadão não recebeu a primeira dose, também estará à disposição. E se ele estiver no prazo para a segunda ou reforço e ainda não tiver tomado, os profissionais vão encaminhá-lo às unidades básicas de saúde mais próximas. A primeira dose dos adolescentes será oferecida nas UBSs.

Segundo do secretário da Saúde, ocorrerá mais dias Ds, também facilitando o acesso à imunização da populaççao rural do DF.

Confira os locais de vacinação e quais imunizantes para D2 serão oferecidos em cada unidade:

Artes: Secretaria de Saúde do DF

 

Mais lidas

Os índios e os tecidos da vida
Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
...