GDF entrega mil certificados a alunos do Brasil.IA no Riacho Fundo II

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Divulgação

 

Projeto impulsiona formação de jovens e adultos em áreas tecnológicas estratégicas

 

 

O Governo do Distrito Federal realizou, nesta quarta-feira (30), a entrega de mil certificados a alunos que participaram das oficinas do Brasil.IA — iniciativa voltada à formação de jovens e adultos em habilidades digitais e novas tecnologias. A cerimônia ocorreu na área externa do Restaurante Comunitário do Riacho Fundo II e contou com a presença de autoridades locais.

“Promover a inclusão digital dos nossos jovens é prepará-los para a vida e o mercado de trabalho. Esse projeto da Secti os capacita para um mundo cada vez mais digital, com tecnologias que estão cada vez mais presentes em nossa vida. Aprender sobre esses temas vai ajudá-los a desenvolver habilidades essenciais em um mundo que não para de se transformar”, afirmou a vice-governadora Celina Leão.

Fruto da parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) e o Instituto Nacional de Empoderamento Social e Qualificação (Inesq), o projeto promove a inclusão digital, incentiva o empreendedorismo e capacita novos profissionais para áreas estratégicas da economia digital.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, a expansão da inteligência artificial tem gerado novas oportunidades no mercado de trabalho. “O avanço da IA possibilitou uma enorme expansão do setor tecnológico, criando diversas novas carreiras em diferentes áreas. Apenas aqui no DF, existem cerca de 30 mil vagas abertas atualmente”, destaca.

Presente na cerimônia, o deputado distrital Eduardo Pedrosa (União) destacou a importância de iniciativas como essa para o futuro profissional da população. “Projetos como o Brasil.IA transformam vidas. Levar capacitação tecnológica para perto das pessoas, principalmente em regiões mais afastadas, é essencial para garantir mais igualdade de oportunidades e preparar nossa juventude para os desafios do mercado”, afirmou.

Foto: Divulgação

O deputado federal Fred Linhares (Republicanos) também acompanhou a entrega e ressaltou o potencial do setor de tecnologia. “O mercado de tecnologia está em plena expansão e há uma grande demanda por profissionais qualificados. Essa formação abre portas, cria oportunidades e pode mudar a trajetória de muita gente”, disse.

Desde janeiro, o Brasil.IA já atendeu alunos de 16 Regiões Administrativas ao longo de quatro ciclos: Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Santa Maria, Brazlândia, Vicente Pires, Estrutural, Candangolândia, Arapoanga, Riacho Fundo I, Samambaia, Sobradinho II, Paranoá, Arniqueiras, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo II e Recanto das Emas.

Bárbara Costa Silva tem apenas 25, mas já carrega uma história de superação inspiradora. Ao enfrentar um quadro de depressão e a insegurança do desemprego, encontrou no Brasil.IA não apenas uma capacitação, mas uma oportunidade real de recomeço. O curso foi uma ponte para o mercado de trabalho e, mais do que isso, um resgate de autoestima e propósito. Hoje, Bárbara está empregada e cheia de planos para o futuro — um exemplo de como a tecnologia pode transformar vidas com humanidade e impacto social.

Aos 31 anos, Wannessa dos Santos Ferreira Alves enfrentava não apenas a vulnerabilidade social, mas também uma intensa crise de ansiedade que a afastava dos estudos e dos sonhos. Ao entrar no Brasil.IA, ela encontrou um ambiente de acolhimento, aprendizado e transformação. As oficinas despertaram nela algo essencial: esperança. Hoje, Wannessa voltou a estudar, está mais feliz e confiante de que é possível mudar de vida. O conhecimento abriu portas, mas foi a confiança que a moveu a atravessá-las.

Alfredo Campos, 60 anos, prova que nunca é tarde para aprender. Aposentado e morador de Arniqueira, ele decidiu se inscrever nas oficinas do Brasil.IA e teve sua vida transformada. Aprendeu sobre novas tecnologias, se conectou com o mundo digital e, mais do que isso, renovou sua vontade de seguir aprendendo. Hoje, Alfredo acompanha com entusiasmo cada novidade e mostra que inclusão digital é também sobre pertencimento, dignidade e futuro para todas as gerações

Até o momento, 1.656 alunos já participaram das oficinas gratuitas nas áreas de Inteligência Artificial, Desenvolvimento de Games, Internet das Coisas (IoT) e Big Data. As inscrições para a quinta etapa, que atenderá moradores do Gama, Planaltina, Água Quente e Sobradinho, estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do projeto.

Mais lidas

GDF vai nomear quase 2 mil policiais em no...
Goiás Social transforma Anicuns com ação h...
Eu sou normal!
...