Obra aguardada há décadas amplia segurança e mobilidade para 20 mil motoristas e impulsiona crescimento do Tororó e Jardim Botânico
O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou neste sábado (24) a duplicação da DF-140, via que conecta os bairros do Jardim Botânico e São Sebastião ao entorno do DF, além da nova ponte sobre o Ribeirão Santana. Com investimento de R$ 22 milhões, a obra se estende por 14,8 km e beneficia cerca de 20 mil motoristas diariamente, melhorando significativamente a fluidez do trânsito e a segurança na região. A iniciativa gerou ainda 200 empregos diretos e indiretos.
Durante a cerimônia, o governador Ibaneis Rocha destacou o impacto da obra. “É um dia de muita alegria para todos nós. Esta é uma obra esperada desde 2010 e agora entregue com qualidade e segurança. Esta é a região que mais cresce no Distrito Federal, com muitos condomínios e famílias se instalando”, afirmou, ao ressaltar outras entregas do GDF, como o viaduto do Jardim Botânico, escolas, creches e a futura obra do viaduto de São Sebastião.
A vice-governadora Celina Leão classificou a entrega como um marco para o DF. “É uma demanda antiga da população que agora se torna realidade. Esta obra representa o compromisso do GDF com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de quem vive na região que mais cresce no Distrito Federal”, disse.
Presente na solenidade, o ex-ministro e ex-prefeito de Belo Horizonte, Pimenta da Veiga, elogiou a gestão do governador. “Ibaneis Rocha é um governador transformador. Por onde passamos no DF vemos obras que estão mudando a cidade. Esta é uma gestão que faz, e que transforma”, declarou.

Foto: Renato Alves/ Agência Brasília
A duplicação da DF-140 foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). A via, que passa por diversos condomínios do Jardim Botânico e do Setor Habitacional Tororó, também é uma das principais rotas para motoristas vindos de Goiás, especialmente de Cidade Ocidental e Luziânia.
“Estamos falando de uma pista que já causou muitos acidentes. Agora, com a duplicação, trazemos mais segurança e reduzimos o risco de mortes. É uma obra que também atende a população rural do entorno”, explicou o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur.
Além da duplicação, o serviço envolveu terraplanagem, pavimentação, recapeamento, drenagem, sinalização e paisagismo. Foram instalados 19 novos abrigos de ônibus em 17 pontos da rodovia pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).
Para o administrador do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, a entrega representa uma conquista histórica. “É a obra mais importante da região nas últimas décadas. Garante mais mobilidade e segurança, não só para motoristas, mas também para pedestres e usuários do transporte público”, afirmou.
Moradores também celebraram a entrega. A líder comunitária Maria José Feitosa, que vive no Tororó há mais de 20 anos, classificou a duplicação como um “presente”. “É uma região de crescimento, com muitos empreendimentos e condomínios. Estamos muito felizes com a valorização do bairro”, declarou.
A aposentada Sergina Maria de Souza Aquino, que reside há seis anos em uma chácara na região, lembrou as dificuldades passadas. “Era um caos. O asfalto era ruim, não havia acostamento. Agora, tudo mudou para melhor”, disse.
Já o administrador de empresas Magela Rosa, morador desde 2020, destacou o impacto positivo na valorização da região. “A duplicação ficou muito bem feita. Essa ponte nova, então, resolveu um problema antigo — antes, passava apenas um carro por vez. Agora é outro nível”, comemorou.
A obra reafirma o compromisso do GDF com o desenvolvimento regional, a segurança viária e a qualidade de vida dos moradores das regiões administrativas do Jardim Botânico, São Sebastião e entorno.
Com informações Agência Brasília