GDF e Secretaria de Saúde flexibilizam restrições em clubes, academias e cursos

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O imunizante Janssen teve problemas na alfândega por isso sofreu atraso na entrega

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, anunciou que nesta tarde de quinta-feira (17) que reabrirá o agendamento de pessoas com idade entre 50 e 59 e espera remessas de vacina contra a Covid-19 do Ministério da Saúde. O chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, durante coletiva, explicou que mantém cautela para passar à imprensa as datas de chegadas de imunizantes.

O secretário de Governo do Distrito Federal, Gustavo Rocha, informou que o Ministério da Saúde promoveu alteração no cronograma do processo de imunização.

“A gente tem muita cautela em passar dados, o números de vacinas, quais as categorias serão atendidas ou se vai baixar uma faixa etária. É porque a remessa de vacinas vem do governo federal e, muitas vezes, essa expectativa não se concretiza. Então, vamos esperar a confirmação para convocar novas categorias”, disse Rocha.

Agendamentos

Segundo o secretário de Saúde, entre hoje e sexta, foram feitos 47.433 agendamentos para pessoas entre 50 e 59 anos. No caso de não comparecimento, as doses podem ser remanejadas.

Novas regras

Gustavo Rocha informou ainda que GDF decidiu autorizar a retomada das atividades profissionais presenciais para pessoas vacinadas com mais de 60 anos e aquelas que têm comorbidades, de qualquer faixa etária, que tenham sido imunizadas com a segunda dose.

As novas alterações estão contempladas no texto do Decreto 41.913, de março de 2021, que “dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19 (Sars-Cov-2), e dá outras providências’.

Estabelecimentos liberados

Por determinação do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) foi liberado o uso das churrasqueiras, saunas e salões de festas em clubes recreativos no DF. Todas as alterações serão oficializadas na edição desta sexta (18) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Além disso, ficou estabelecida a diminuição para um metro do espaço entre uma carteira e outra dentro da sala de aula, seguindo a orientação do Ministério da Educação. Na rede ensino do DF o espaçamento era de 1,5m entre carteiras.

Academias e cursos profissionalizantes

No tocante às academias, as catracas, depois de a publicação das novas determinações, sem necessidade da utilização da biometria. Também será flexionada a permissão da licença eventual para cursos profissionalizantes e de capacitação, respeitando os protocolos.

As flexibilizações, como já é rotina durante as entrevistas coletivas sobre as ações do GDF contra o vírus, de acordo com Rocha, foram condicionadas aos índices monitorados pela Secretaria de Saúde sobre a situação da pandemia no DF, que, no caso do índice de transmissão do Covid-19 está abaixo de 1%.

Mais lidas

Criança de 9 anos morta em conflito em Cei...
Senac-DF e Casa de Chá: O encontro transfo...
Ajude o RS: Sesc-DF envia doações
...