GDF distribui minicomputadores e capacita jovens em tecnologia

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Ibaneis Rocha adianta que o GDF continuará investindo na formação dos alunos em tecnologia e que os próximos projetos atenderão as secretárias de Saúde e de Educação | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Tecnologia como oportunidade: GDF distribui minicomputadores e material didático a alunos da rede pública

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta quarta-feira (19), uma importante iniciativa para ampliar o acesso à tecnologia entre os estudantes da rede pública. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), com o apoio da Receita Federal, distribuirá minicomputadores e material didático para cerca de 10 mil alunos. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha, que destacou a importância de promover o acesso à internet e ao conhecimento em áreas emergentes como a inteligência artificial.

O projeto envolve a transformação de unidades de TV Box apreendidas pela Receita Federal em minicomputadores, que serão entregues aos alunos, permitindo o acesso a conteúdos online. “São dois produtos importantíssimos para o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Esses dispositivos e o material didático sobre inteligência artificial vão preparar os jovens para os desafios da era digital”, afirmou o governador.

A distribuição dos minicomputadores faz parte do programa Gamifica, enquanto o material didático integra o Brasíl.IA, ambos com um investimento total de R$ 22 milhões. O secretário da Secti-DF, Leonardo Reisman, explicou que os alunos já envolvidos em cursos de desenvolvimento de jogos eletrônicos, design e marketing serão os primeiros a receber os dispositivos.

O programa também está alinhado com o crescimento do setor de tecnologia, como o de inteligência artificial e games, que estão criando novas oportunidades de emprego. “No Distrito Federal, estão sendo abertas 30 mil vagas na área de IA, além de um mercado crescente de games, que já é maior que o cinema e a música juntos”, ressaltou Reisman.

Além disso, o material didático do Brasíl.IA está sendo levado por unidades móveis que percorrem o DF, oferecendo cursos de 60 horas em áreas de alta demanda, como big data e internet das coisas. O objetivo é qualificar os jovens para carreiras do futuro, preparando-os para as oportunidades que surgem em um mercado tecnológico cada vez mais dinâmico.

Com essa iniciativa, o GDF reafirma seu compromisso em promover a inclusão digital e a capacitação de sua juventude, preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais voltado à inovação e à tecnologia.

Mais lidas

Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
CLDF: “Contra a dengue, a favor da vida”
...