GDF ampliará rede de proteção social em 2025

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Divulgação

O GDF fortalecerá a rede de proteção social em 2025, com a implementação de abrigos permanentes, novos concursos e ampliação de refeições nos restaurantes comunitários, além de reformas nas unidades socioassistenciais

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) se prepara para dar continuidade ao fortalecimento e à ampliação da rede de proteção social em 2025, com ações e investimentos significativos nas áreas de assistência social e acolhimento institucional.

Em 2024, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) obteve grandes avanços, como a inauguração de dois restaurantes comunitários, a abertura do 32º Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do DF e o lançamento de edital para a criação de até duas mil novas vagas de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua.

A secretária Ana Paula Marra destacou as novas iniciativas para 2025, como a implementação de abrigos permanentes na modalidade pernoite, uma ação inédita no DF. “A rede de proteção social vem crescendo e aprimorando seus serviços a cada ano. Já trabalhamos com pernoite em ações temporárias, como durante a pandemia e nos abrigos contra o frio, e sempre com adesão significativa”, afirmou.

Para o próximo ano, o GDF prevê também a publicação de um edital para a contratação de 1.197 novos servidores para as secretarias de Desenvolvimento Social, Justiça e Cidadania, e da Mulher. A renovação de unidades socioassistenciais e restaurantes comunitários também faz parte dos planos. “Estamos muito felizes em viabilizar dois certames na mesma gestão. No último, nomeamos cerca de 1.200 servidores e agora teremos outro concurso, com mais de mil vagas para reforçar nosso atendimento”, destacou a secretária.

A ampliação da oferta de refeições nos restaurantes comunitários também está entre as prioridades, com a meta de garantir três refeições diárias em todos os equipamentos até o final de 2025. Hoje, 11 restaurantes comunitários já operam no DF com capacidade máxima de atendimento.

Outros projetos em andamento incluem a inauguração do Cras Santa Luzia, na região da Estrutural, e a realização de visitas domiciliares para fiscalizar as condições de segurança alimentar e nutricional em áreas vulneráveis. Novas metodologias também serão desenvolvidas para qualificar a oferta de auxílios e benefícios.

“A rede de proteção social do DF é hoje uma referência no país. Triplicamos os investimentos na área social, inauguramos novos restaurantes comunitários e unidades socioassistenciais, e criamos iniciativas como o Cartão Prato Cheio e a Escola Virtual”, conclui Ana Paula Marra. A gestão do GDF continua com um legado de importantes avanços para a população.

 

Mais lidas

Todos iguais na morte
EM NOME DA MEMÓRIA, NÃO DEVEMOS ESQUECER U...
Ibaneis: “Francisco, farol de amor e justiça”
...