Ampliando o cuidado: Mais tendas de acolhimento contra a dengue reforçam a rede de saúde do Distrito Federal
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), anuncia a inauguração de 11 novas tendas de acolhimento para pacientes com sintomas da dengue. A partir da próxima semana, a capital federal contará com um total de 20 tendas em operação, com três delas funcionando 24 horas.
As instalações, que estarão abertas diariamente das 7h às 19h, oferecerão polos de hidratação e cuidados, garantindo suporte contínuo aos pacientes. Esta expansão visa garantir maior acesso ao atendimento durante a epidemia de dengue, aliviando a demanda sobre outras unidades da rede de saúde. A coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Sandra Araújo de França, destaca a importância de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a tenda mais próxima ao apresentar os primeiros sintomas da doença.
Cada tenda contará com uma equipe mínima, composta por diversos profissionais da saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e pessoal administrativo. Desde o início do ano, o governo já disponibilizou nove tendas de hidratação em várias regiões do DF, que atenderam mais de 63 mil pacientes até o momento. As tendas novas visam evitar deslocamentos desnecessários aos hospitais, proporcionando uma resposta mais rápida aos sintomas.
Além das tendas, as unidades básicas de saúde ampliaram seus horários de atendimento, incluindo fins de semana. Confira abaixo os locais e horários de funcionamento das tendas:
Com Funcionamento 24h:
- Gama: Estacionamento do Hospital Regional (HRG)
- Guará: Em frente à UBS 1
- Paranoá: Estacionamento do Hospital da Região Leste
Com Funcionamento Diário, das 7h às 19h:
- Plano Piloto: Estacionamento do Hospital Regional (Hran)
- Vicente Pires: Estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
- Varjão: Atrás da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1
- Taguatinga: Estacionamento do ambulatório do Hospital Regional (HRT)
- Planaltina: Policlínica da região
- Águas Claras: Estacionamento da UBS 1 do Areal
- Ceilândia: Estacionamento do Hospital Regional (HRC)
Ceilândia e Samambaia, que já possuem uma tenda de acolhimento cada, também receberão um novo espaço de atendimento em seus respectivos hospitais regionais.