Reunião entre BC e BRB discute operação de compra do Banco Master
O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, tem reunião marcada para a noite desta segunda-feira (21/7) com o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa. O encontro ocorre em meio à reta final da análise da operação de compra do Banco Master pelo BRB, um dos temas mais sensíveis do sistema financeiro nacional no momento.
No sábado (19/7), Galípolo já havia recebido na sede do BC o banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. A movimentação sinaliza o avanço das tratativas institucionais e regulatórias em torno do negócio.
Além de Paulo Henrique Costa, a reunião contará com a participação do diretor executivo de Finanças e Controladoria do BRB, Dario Oswaldo Garcia Junior. Do lado do BC, estão confirmados os diretores de Fiscalização, Ailton de Aquino; de Regulação, Gilneu Astolfi; e de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, Renato Dias.
Durante audiência pública no início de julho, promovida pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, Galípolo afirmou que o Banco Central aguarda a “definição do perímetro da compra” para concluir a análise técnica da viabilidade da operação.
“O Banco Central não julga a conveniência do negócio para os acionistas. O que cabe à instituição é avaliar tecnicamente sua viabilidade”, afirmou o presidente do BC à época. “Uma vez definido o que seria o perímetro da operação — a intenção de um banco vender ao outro —, a equipe do Banco Central se debruça sobre o tema para análise.”
A operação, se concretizada, marcará um importante movimento no sistema bancário regional, com impacto direto sobre o posicionamento do BRB no mercado nacional.