O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, tem reuniões marcadas com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI) nesta quarta (18) no gabinete do STF.
Os encontros a portas fechadas estão marcados para 13h e 18h, respectivamente. Uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira, também deverá ser agendada para os próximos dias.
Até o início do mês, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também participaria de um encontro com Legislativo e Judiciário, mas foi desmarcado depois que ele passou mal, em julho. A reunião seria reagendada, mas não ocorreu, após os reiterados ataques de Bolsonaro a ministros do STF.
O principal alvo tem o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, por se posicionar contrário ao voto impresso. O ministro Alexandre de Moraes também tem recebido ataques de Bolsonaro, por determinar a prisão do presidente do PTB, Roberto Jefferson, na semana passada, e também por incluir o presidente da república em inquéritos como o que apura o vazamento de informações sigilosas da Polícia Federal e as acusações de fraude nas urnas eletrônicas.
Nos últimos dias, Bolsonaro estendeu os ataques a Luís Felipe Salomão, corregedor eleitoral e ministro do TSE e STJ, por determinar a desmonetização de redes sociais e canais de vídeo que propagam fake news sobre o processo eleitoral.
A crescente agressiva do chefe do Executivo será tema das reuniões, especialmente a de Pacheco, que deve receber o pedido de impeachment dos ministros Moraes e Barroso. Por ter sinalizado que não dará encaminhamento ao processo, o presidente da república tem sido desencorajado a entregar o solicitação pessoalmente no Senado.