O presidente do STF, Luiz Fux, vai se encontrar nesta quinta-feira com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Reunião já havia sido marcada com antecedência, mas o caso do deputado Daniel Silveira, certamente, entrará na extra pauta.
O encontro, agendado para às 18h30, ocorre em meio a uma confusão institucional provocada pelo deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). A prisão do parlamentar fluminense é um dos principais itens da pauta.
Esta será a primeira vez em 2021 que Fux, Lira e Pacheco se encontram para uma conversa. Lira já deixou claro a aliados que não pretende desobedecer à determinação do STF de manter Silveira preso.
De acordo com a assessoria de imprensa do Supremo, o encontro foi marcado antes do Carnaval e será o primeiro após a posse de Lira e Pacheco. O objetivo oficial do encontro é debater agendas prioritárias, tanto no Legislativo como no Judiciário, para destravar projetos econômicos e melhorar o enfrentamento à pandemia.
Na quarta-feira (17), o STF manteve por unanimidade a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). Lira declarou nesta quinta-feira que não existe crise entre os Poderes. A Câmara também deve analisar a prisão do parlamentar.