Atleta do Nacional-URU, de 27 anos, sofreu parada cardíaca durante a partida contra o São Paulo pela Libertadores; Campeonato Uruguaio é interrompido em luto.
O mundo do futebol está de luto após a morte do zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU, confirmada nesta terça-feira (27) pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O jogador, de apenas 27 anos, sofreu um mal súbito no segundo tempo da partida contra o São Paulo, na última quinta-feira, no Estádio do Morumbi, pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores.
Izquierdo desabou em campo aos 39 minutos do segundo tempo e foi rapidamente socorrido. Diagnósticos iniciais apontaram uma arritmia cardíaca, condição com a qual o jogador convivia desde os 17 anos, quando ainda atuava pelo Cerro, do Uruguai. Durante o transporte para o hospital, o atleta sofreu uma parada cardíaca e precisou ser ressuscitado no local.
Internado desde então, Izquierdo permaneceu sob cuidados intensivos neurológicos, dependente de ventilação mecânica. No domingo, os médicos constataram uma progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana. O quadro crítico evoluiu até que, na noite de segunda-feira, foi divulgado um boletim que indicava a gravidade da situação, culminando em sua morte na terça-feira.
A família de Izquierdo, incluindo seus pais Nelson e Sandra, e sua esposa Selena, que agora se vê cuidando de uma filha de dois anos e meio e de um filho recém-nascido, viajou ao Brasil para acompanhar de perto o tratamento. Membros da delegação do Nacional e jogadores do elenco também prestaram apoio no hospital, assim como os atletas do São Paulo Calleri, Rafinha e Michel Araujo, que visitaram Izquierdo nesta terça-feira.
Em sinal de luto e respeito, o Campeonato Uruguaio foi temporariamente interrompido, sem previsão de retomada. O traslado do corpo de Izquierdo será realizado pela Força Aérea Uruguaia, para que ele receba as devidas homenagens em seu país natal.