Considerada prioridade do Governo do Distrito Federal, a saúde continua dando sinais de que está em estado grave. A caldeira movida a óleo, usada para lavagem de roupas, esterilização e desinfecção de instrumentos cirúrgicos. O desespero com suspensões de procedimentos cirúrgicos, falta de roupa, pode voltar acontecer no hospital de Taguatinga (HRT). Os servidores estão improvisando para secar as roupas utilizadas pelos médicos e pacientes. Sem óleo para esquentar a caldeira, que está parada, a lavanderia da unidade se transformou em um enorme varal. O risco de contaminação para pacientes e os profissionais que trabalham no local.
No vídeo o funcionário relata as condições de trabalho dos colegas e o descaso da Secretaria de Saúde do DF (veja vídeo).
Em nota a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que não há risco de infecção. Que a unidade conta com o apoio da lavanderia do Hospital Regional de Samambaia – unidade pertencente à mesma Região de Saúde. Quanto ao fornecimento de óleo para caldeira, a Secretaria de Saúde informa que já providenciou a distribuição do material para a unidade.
As condições encontradas de trabalho para os servidores que atendem no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) são péssimas. Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico), Gutemberg Fialho, afirma que houve retrocesso nos últimos dois anos na Saúde Pública do Distrito Federal. “O caos na saúde pirou”, fala sobre a gestão de Rollemberg à frente do governo do DF.
Nota da Secretaria de Saúde do DF
A direção do Hospital Regional de Taguatinga informa que não há risco de infecção na unidade. O hospital possui autoclave elétrica para esterilização dos materiais e também conta com o apoio da lavanderia do Hospital Regional de Samambaia – unidade pertencente à mesma Região de Saúde. As roupas lavadas no HRT estão sendo levadas para o HRSAM para secagem.
Quanto ao fornecimento de óleo para a caldeira, a Secretaria de Saúde informa que já providenciou a distribuição do material para a unidade.
Por fim, a direção do HRT informa, mais uma vez, que não há risco de infecção, uma vez que todos os materiais estão sendo esterilizados adequadamente.