Fortalecendo a relação entre a Assembleia Legislativa e os municípios de Goiás
Na tarde desta terça-feira, 23/5, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sediou a cerimônia de instalação da Frente Parlamentar Municipalista. O grupo foi formado a partir de uma iniciativa do deputado Lineu Olímpio (MDB), que também foi escolhido como presidente do colegiado. O objetivo da Frente Parlamentar Municipalista, de acordo com o deputado Lineu Olímpio, é estreitar os laços entre a Assembleia Legislativa e os municípios goianos. Ele ressalta que, neste momento em que se discute uma reforma tributária e um novo arcabouço, é importante ampliar as discussões para encontrar soluções que evitem a concentração de recursos pela União, permitindo maior independência aos municípios e estados.
Lineu Olímpio afirma que a criação do grupo também foi motivada por demandas dos gestores municipais, identificadas em discussões com a Federação Goiana dos Municípios (FGM), a Agência Goiana dos Municípios (AGM) e com deputados que são ex-prefeitos. Ele destaca sua satisfação em presidir o grupo, considerando sua experiência como ex-prefeito de Jaraguá por duas vezes.
O deputado Issy Quinan (MDB), ex-prefeito de Vianópolis, compartilha a visão de que a Frente Parlamentar Municipalista é um instrumento eficaz para auxiliar os prefeitos em suas responsabilidades administrativas, visando atender às demandas municipalistas. O deputado Renato de Castro (UB), ex-prefeito de Goianésia, também enfatiza a importância da frente para facilitar o contato com os gestores municipais.
Além do deputado Lineu Olímpio, outros parlamentares foram nomeados para compor a Frente Parlamentar Municipalista: Bia de Lima (PT), Amauri Ribeiro (UB), Gustavo Sebba (PSDB), Issy Quinan (MDB), Antônio Gomide (PT), Renato de Castro (UB), Veter Martins (Patriota), Dra. Zeli (UB) e Wagner Camargo Neto (Solidariedade).
A instalação da Frente Parlamentar Municipalista na Assembleia Legislativa de Goiás demonstra o compromisso dos deputados em fortalecer a relação entre o Legislativo e os municípios, buscando soluções para as questões enfrentadas pelos gestores municipais e promovendo maior autonomia e desenvolvimento em todo o estado. (Com informações da Assembleia Legislativa de Goiás)