Eduardo Pedrosa defende inclusão de alunos com autismo na rede pública do DF
O deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), presidente da Frente Parlamentar do Autismo da CLDF, reforçou a importância de medidas concretas para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública de ensino do DF. Após repercussões sobre declarações da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o parlamentar entrou em contato com ela para buscar esclarecimentos.
Segundo Pedrosa, a secretária explicou que suas declarações foram retiradas de contexto e reafirmou o compromisso da Secretaria de Educação em atender a crescente demanda por vagas de alunos com TEA, em conformidade com as normas vigentes. Hélvia também destacou que a pasta está empenhada em dialogar com a Frente Parlamentar e avançar na regulamentação da Lei nº 7.621/2024, Lei Fábio Rego Farias, de autoria do deputado, que assegura suporte educacional adequado para alunos atípicos e a valorização dos profissionais da educação.
A secretária também anunciou a contratação de novos profissionais especializados para atender às demandas da educação inclusiva. “A secretária demonstrou disposição para dialogar e se comprometeu a priorizar ações, como a regulamentação da Lei Fábio Rego Farias, a ampliação do número de profissionais capacitados e a criação de condições que garantam o pleno desenvolvimento desses alunos”, destacou Pedrosa.
O deputado solicitou ainda a criação do Observatório Permanente de Educação Inclusiva, que reunirá famílias, ONGs e associações em um diálogo constante com a Secretaria de Educação para discutir pautas prioritárias. “A inclusão é um compromisso de todos, e precisamos somar esforços para que ela seja efetiva”, afirmou.
Eduardo Pedrosa destacou que acompanhará de perto os próximos passos da Secretaria e reforçou que a Frente Parlamentar continuará atuando para assegurar que alunos com TEA e suas famílias tenham seus direitos garantidos. “Estamos confiantes de que, com diálogo, contratação de profissionais e compromisso, será possível avançar em uma educação inclusiva e de qualidade”, concluiu.