Formatura histórica: Projeto Padaria Artesanal inclui surdos no DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Divulgação

 

Projeto Padaria Artesanal celebra formatura histórica de alunos surdos no Distrito Federal

 

 

Em um marco significativo para a inclusão e oportunidades no Distrito Federal, o Projeto Padaria Artesanal certificou sua primeira turma de alunos surdos nesta terça-feira (21/5). Desde o seu lançamento em novembro de 2023, o projeto já capacitou mais de 700 pessoas na região, mas esta formatura representa um passo especial em direção à inclusão produtiva.

 

A cerimônia de formatura foi marcada pela presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e da idealizadora do projeto, Lu Alckmin, segunda-dama do Brasil. Com a participação de 80 alunos, sendo 62 surdos do Instituto Nossa Senhora do Brasil (Inoseb) em Brasília, a celebração incluiu versão simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo a todos acesso total ao evento.

 

Os discursos emocionados dos formandos refletiram a importância deste momento. Renato Valério, um dos alunos, expressou sua gratidão e emoção com o aprendizado proporcionado pelo curso. Lu Alckmin, em seu discurso, compartilhou sua alegria em ver o projeto expandir-se pelo país, com 33 unidades já estabelecidas e participantes de vários estados.

 

A cerimônia também contou com o reconhecimento da parceria entre entidades da sociedade civil, destacada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Ele enfatizou a relevância do curso não apenas na capacitação profissional, mas também na valorização da alimentação e da dignidade humana.

 

Além da formação em panificação, o Projeto Padaria Artesanal proporciona oportunidades de trabalho e renda em comunidades vulneráveis, abordando temas como higiene, empreendedorismo e formalização do trabalho. A unidade no Distrito Federal, localizada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, é fruto de parcerias com diversas instituições e órgãos de apoio.

 

O sucesso deste projeto é um testemunho vivo do poder transformador da inclusão social e da dedicação à causa da igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.

Sobre o Projeto Padaria Artesanal

O projeto Padaria Artesanal promove a inclusão produtiva e gera oportunidades de trabalho e renda em regiões com população em situação de vulnerabilidade social, através do ensino de técnicas simples de panificação. O curso é ministrado em um dia, ao longo do qual são ensinadas dez receitas de pães e abordados temas como higiene, empreendedorismo e formalização de trabalho.

 

A unidade polo do Distrito Federal está estabelecida na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, e conta com as parcerias da Arquidiocese de Brasília, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do empresariado da capital federal.

 

Idealizado por Lu Alckmin em 2001, em São Paulo, o projeto Padaria Artesanal foi lançado no Distrito Federal em novembro de 2023, e já foram instaladas 33 unidades descentralizadas que receberam kits completos para capacitação em panificação (um forno, um liquidificador, uma mesa de inox e nove formas).

 

Sobre o Inoseb

O Instituto Nossa Senhora do Brasil (Inoseb) é uma organização sem fins-lucrativos, que tem por finalidade a assistência social a famílias, crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade ou riscos sociais, surdas ou não. Fundado em 1969, o Inoseb trabalha na promoção humana, no protagonismo de pessoas com deficiência auditiva e na busca por resultados que alterem significativamente a capacidade de resposta da comunidade local, oferecendo, gratuitamente, cursos de capacitação e inclusão social.

 

GALERIA DE FOTOS

Mais lidas

Sonho Realizado: GDF entrega mais 70 lares...
Governo do TO migra folha para o BRB a par...
Casa de Chá do Senac celebra o Dia do Chá ...
...