Competição terá confinamento dos atletas e outros protocolos de segurança contra o coronavírus. A cidade de Rimini tem tradição em receber eventos esportivos, como a corrida de ciclismo Giro d’Italia
A cidade de Rimini, na tália, será a casa do voleibol mundial entre os dias 25 de maio de 23 de junho, período em que a Liga das Nações será realizada. Conforme a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou nesta sexta-feira, o evento acontecerá no local em formato de bolha, ou seja, com o confinamento dos atletas e cumprindo protocolos de segurança para evitar a propagação do coronavírus.
A FIVB também já definiu e divulgou como será o formato do torneio. Na primeira fase, cada equipe disputará 15 partidas. As quatro melhores seleções (não seis como de hábito) avançam às finais e disputam o título. As semifinais e finais femininas serão realizadas nos dias 24 e 25 de junho, respectivamente, e as partidas masculinas serão disputadas nos dias 26 e 27 de junho.
Ao todo, serão realizados 124 jogos na bolha de Rimini. Importante destacar que o formato e os protocolos para a realização do evento foram todos aprovados pelo conselho da Liga das Nações em janeiro. Inclusive, outras cinco cidades demonstraram interesse por receber o evento. Entre os critérios avaliados, prevaleceram as instalações, experiência em hospedagem e capacidade de segurança da pequena cidade italiana.
A “RCS Sports and Events”, uma empresa de esportes e mídia com mais de 30 anos de experiência na gestão de eventos esportivos de classe mundial, como a corrida de ciclismo Giro d’Italia, a Maratona de Milão e a Maratona de Abu Dhabi, será responsável pela organização.
Para quem não sabe, Rimini fica na região de Emília-Romanha perto da costa do Adriático, com típicas características de uma cidade medieval. A população do município, que fica a 337 km da capital Roma, não passa de 150 mil habitantes. (Ge)
Anota na agenda:
25 de maio a 20 de junho – edição feminina
28 de maio a 23 de junho – edição masculina