Fiocruz alerta para alta de internações por gripe e VSR em crianças e idosos

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Boletim InfoGripe aponta crescimento de casos de SRAG em 13 estados; uso de máscara e vacinação contra influenza são recomendados

 

O novo boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (8), acende o alerta para o aumento das internações por influenza e vírus sincicial respiratório (VSR) em diversas regiões do país. O documento revela que a incidência está entre moderada e alta em estados das regiões Norte, Centro-Sul e também no Ceará, afetando jovens, adultos e idosos.

Um dos dados mais preocupantes é o número elevado de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças de até 2 anos, associados ao VSR. Apesar de um sinal de desaceleração no crescimento desses casos, principalmente no Centro-Oeste e em parte do Sudeste, Norte e Nordeste, a incidência continua alta.

“Apesar desse sinal de interrupção do crescimento de SRAG por VSR, a incidência permanece elevada”, destacou a pesquisadora Tatiana Portella, do InfoGripe.

Mesmo com baixa circulação da Covid-19, o Sars-CoV-2 ainda é a principal causa de morte por SRAG entre idosos, seguido pelo vírus da influenza A. Já entre crianças e adolescentes de 2 a 14 anos, os casos de SRAG estão em queda, mas seguem aumentando entre jovens, adultos e idosos.

Recomendações e prevenção
Diante do cenário, a pesquisadora reforça a importância do uso de máscaras em locais fechados, especialmente em unidades de saúde. Pessoas com sintomas devem permanecer em casa. Caso não seja possível, o uso de máscara é essencial para evitar novas transmissões.

“Pedimos às pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram contra a influenza A que se vacinem o quanto antes”, orienta Tatiana Portella.

Estados em alerta
O boletim informa que 13 estados estão com níveis de alerta, risco ou alto risco para SRAG, com tendência de crescimento nas últimas semanas. São eles:
Amapá, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Mais lidas

BRB avança na compra do Banco Master, apes...
Curso de Camareira(o) pelo Senac prepara p...
Adasa prorroga validade de concurso
...