Financeiras poderão emitir LCI a partir de julho, decide Banco Central

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Banco Central

 

Nova regra busca fortalecer o crédito imobiliário e modernizar atuação das financeiras no mercado

 

A partir de 1º de julho, as sociedades de crédito, financiamento e investimento — conhecidas como financeiras — estarão autorizadas a emitir Letras de Crédito Imobiliário (LCI), conforme resolução aprovada nesta quinta-feira (8) pelo Banco Central (BC).

As LCIs são títulos privados voltados à captação de recursos para financiamentos imobiliários. Até agora, apenas bancos podiam emitir esse tipo de papel. A nova medida visa ampliar a oferta de crédito no setor e dar mais competitividade às instituições que atuam com financiamentos semelhantes.

Em nota, o BC afirmou que a decisão busca “proporcionar maior modernização a tais instituições, posicionando-as mais adequadamente em relação às instituições de segmentos que desempenham atividades concorrentes ou similares”.

A mudança foi sugerida por meio de consulta pública promovida pela autarquia em 2024, no contexto da consolidação das normas que regem o funcionamento das financeiras.

Além disso, a medida chega em um momento de expansão do uso da LCI, após o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizar, na semana passada, a utilização desse instrumento para financiar imóveis da nova faixa do programa Minha Casa, Minha Vida, voltada a famílias com renda mensal de até R$ 12 mil.

Mais lidas

BRB avança na compra do Banco Master, apes...
Curso de Camareira(o) pelo Senac prepara p...
Adasa prorroga validade de concurso
...