Evento reúne especialistas em São Paulo para debates sobre notícias que parecem mentiras e mentiras que parecem notícias
Em sua sétima edição, o Festival Piauí de Jornalismo, que ocorre em 3 e 4 de dezembro, pela primeira vez na Cinemateca Brasileira, na capital paulista, reúne repórteres e editores brasileiros e estrangeiros para debater o cenário político atual, fake news, credibilidade e liberdade de imprensa. Os ingressos para o Auditório do Telão, que transmitirá toda a programação do festival, estão à venda pelo site da Sympla. As entradas para dois workshops gratuitos de criação de canais no YouTube também podem ser reservadas pelo site. Já os ingressos para o Auditório principal estão esgotados.
Com curadoria de José Roberto de Toledo, colunista de política e apresentador do podcast Foro de Teresina, e patrocínio do YouTube, o festival traz debates com o tema Com a Pulga atrás da orelha: Notícias que parecem mentiras e mentiras que parecem notícias.
Serão dez mesas de discussão, com as participações de oito jornalistas estrangeiros e mais de 20 jornalistas dos principais veículos brasileiros de comunicação; e dois workshops gratuitos de criação de canais no YouTube, um no sábado e outro no domingo, oferecidos pelo YouTube, que ocorrerão em um auditório de 100 lugares.
Para as mesas de discussão estão confirmados nomes como Adam B. Ellick, diretor e produtor executivo da seção Opinion Video, do New York Times, produtor do documentário que trouxe ao mundo a História de Malala, em 2009, vencedor do Prêmio Pulitzer, em 2015, e do Emmy, em 2016; a finlandesa Jessikka Aro, ex-repórter de emissora pública na Finlândia e autora do livro Os Trolls de Putin, sobre como Putin criou um exército digital para causar irrupção nas democracias de boa parte do mundo; e a jornalista salvadorenha Julia Gavarrete, do site El Faro, que é especializada em questões políticas, violência e seu impacto em crianças de comunidades vulneráveis.
As mesas terão tradução simultânea. O público receberá fones de ouvido na entrada do auditório para ouvir os debates em português.
Confira a programação completa do 7º Festival Piauí de Jornalismo:
Sábado – 3 de dezembro
9h
Workshop gratuito – Como pensar em uma estratégia multiformato para o seu canal
Case MyNews com Gabriela Bispo (YouTube) e Myrian Clark (editora-chefe do MyNews)
10h
Jessikka Aro / Finlândia
Mediadora: Patricia Campos Mello – Folha de S.Paulo
Mediadora: Flavia Lima – Folha de S.Paulo
12h
Conversa com o YouTube: Atila Iamarino
Mediadora: Patricia Muratori – YouTube
Mediador: Bernardo Esteves – piauí
O divulgador de ciência Atila Iamarino conversará com Patricia Muratori, diretora do YouTube Brasil, e Bernardo Esteves, repórter de ciência da piauí, sobre o combate à desinformação no meio científico em tempos de pandemia.
14h
Alejandra Inzunza / Dromómanos, México
Mediador: Fernando de Barros e Silva – piauí
Mediador: Bernardo Mello Franco – O Globo
16h
Nicholas Johnston /Axios, EUA
Mediador: José Roberto de Toledo – piauí
Mediadora: Aline Midlej – GloboNews
18h
Anna Babinets / Slidstvo, Ucrânia
Mediadora: Dorrit Harazim – O Globo
Mediadora: Thais Bilenky – piauí
Domingo – 4 de dezembro
9h
Workshop gratuito – Como pensar em uma estratégia multiformato para o seu canal
Case Vibra (Grupo Bandeirantes) com Lucia Zaragoza (YouTube) e Allen Chahad (Parcerias Estratégicas da Vibra)
10h
Brandon Feldman /YouTube, EUA
Mediadora: Ana Clara Costa – piauí
Mediador: Pedro Doria – Meio
12h
Foro de Teresina – ao vivo
Thais Bilenky, José Roberto de Toledo e Fernando de Barros e Silva
Os apresentadores do podcast semanal de política da piauí farão uma transmissão ao vivo, em vídeo, pelo canal da piauí no YouTube, e comentarão o momento pós-eleitoral no Brasil. No palco, Thais Bilenky, Fernando de Barros e Silva e José Roberto de Toledo.
14h
Adam Ellick / The New York Times, EUA
Mediador: André Petry – piauí
Mediadora: Natuza Nery – GloboNews
16h
O jornalista e o ditador
Mediador: Breno Pires – piauí
Mediadora: Alana Rizzo – YouTube
18h
Julia Gavarrete / El Faro, El Salvador
Mediadora: Consuelo Dieguez – piauí
Mediador: Ricardo Gandour – ESPM
Bolsa YouTube para universitários
O YouTube, patrocinador do Festival Piauí, ofereceu 15 bolsas com acesso gratuito aos dois dias de festival para estudantes de universidades públicas a fim de impulsionar o acesso à informação e incentivar as boas práticas do jornalismo. As bolsas foram destinadas a alunos de universidades públicas que cursaram o Ensino Médio em escola pública e que são residentes na Grande São Paulo. Dois terços das vagas destinaram-se a alunos autodeclarados negros ou indígenas. A lista dos ganhadores foi divulgada no dia 3 de novembro no site da piauí.
Serviço do Festival Piauí de Jornalismo – 3 e 4 de dezembro
Data: 3 e 4 de dezembro (sábado e domingo)
Horário: 10 às 18h
Local: Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo, SP
Ingressos: R$ 150 (Auditório do Telão) e esgotados (Auditório principal)
https://www.sympla.com.br/
*Assinantes compram com desconto. Estudantes e professores pagam meia-entrada.
Informações: https://piaui.folha.uol.com.
Assessoria de imprensa – Cadência Comunicação
Milena Ootuca – 11 99139-8626 – milena.ootuca@gmail.com
Mara Conti – 11 98333-7196 – maracont@gmail.com
Breve histórico dos convidados estrangeiros:
*Nicholas Johnston (Estados Unidos – Publisher do Axios) – Johnston é um dos fundadores do Axios (ou “valioso”, em grego), foi editor-chefe, e depois foi promovido a publisher. O Axios desenvolveu o estilo Smart Brevity (ou como dizer mais com menos, em tempos de informação mais ágil nos meios digitais), e fez uma pesquisa sobre o modo como as pessoas consomem informação no celular e como isso moldou o sucesso da empresa.
*Brandon Feldman (Estados Unidos – Diretor de parcerias de jornalismo e entidades cívicas do YouTube) – Feldman e sua equipe desenvolvem e distribuem conteúdo em cooperação com organizações de notícias e entidades cívicas. Nos últimos anos, esteve à frente do lançamento de produtos e programas de notícias do YouTube, visando apoiar, em diversos países, o engajamento cívico durante momentos importantes, como as eleições.
*Julia Gavarrete (El Salvador – El Faro) – Jornalista salvadorenha especializada em questões políticas, violência e seu impacto em crianças e comunidades vulneráveis. Desde 2021 trabalha no El Faro. Em 2015, passou a colaborar e apoiar investigações realizadas por meios de comunicação internacionais como CNN, The Intercept, USA Today e Univision Noticias. Um de seus principais objetivos como jornalista investigativa é dar um rosto humano aos problemas enfrentados em seu país.
*Jessikka Aro (Finlândia – Autora do livro Os Trolls de Putin e ex-repórter na Rádio Yle) – Aro escreveu um dos mais interessantes e pioneiros livros sobre como Putin criou um exército digital para causar irrupção nas democracias de boa parte do mundo.
*Alejandra Inzunza (México – fundadora do Dromómanos) – Ela criou e dirige uma plataforma jornalística digital no México e organizou uma rede latino-americana de veículos de jornais e revistas que publicou simultaneamente em mais de dez países artigos em espanhol e português da série Aqui Mando Eu, sobre desmandos e ameaças à democracia no Brasil, México, El Salvador, Venezuela, Nicarágua, Honduras e El Salvador.
*Anna Babinets (Ucrânia – Slidstvo) – Babinets está cobrindo a guerra na Ucrânia praticamente das trincheiras, em Kiev. Ela é editora-chefe de um site investigativo independente chamado Slidstvo. Além disso, ela é editora da OCCRP, a maior rede de jornalismo investigativo da Europa.
*Adam B. Ellick (Estados Unidos – NY Times Opinion) – Diretor e produtor executivo do Opinion Video no New York Times, é vencedor de prêmios Pulitzer e Emmy com suas vídeo-reportagens. Dirigiu a série documental Operation InfeKtion: Russian Disinformation from Cold War to Kanye. Além de produzir reportagens, trabalhou em várias evoluções digitais no Times como autor do Times Innovation Report em 2014.
*O jornalista e o ditador. Um repórter investigativo contará como é fazer jornalismo num regime autocrático.