Festa do Morango termina neste domingo (15)

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Geovana Albuquerque / Agência Brasília

O mais tradicional evento de Brazlândia e do Distrito Federal chega à sua 28ª edição com a participação de cerca de 40 produtores locais

 

Por Simone Salles

 

A 28ª edição da Festa do Morango de Brasília continua nesta quinta-feira (12), em Brazlândia, até o dia 15 de setembro, com diversas atrações. Na quinta e na sexta-feira, o funcionamento será das 19h às 2h, e no sábado e domingo, das 10h às 2h. O evento ocorre na primeira e na segunda semana deste mês.

No início da tarde de sábado (7), o governador do DF visitou a festa, que começou na sexta-feira (6). O primeiro fim de semana já reuniu quase 100 mil visitantes. No total, são esperadas 500 mil pessoas. Programação inclui shows, exposições e degustação.

Entre as atrações, destacam-se a exposição agrícola, a Feira de Floricultura e Jardinagem (Florabraz), o Concurso de Receitas e o Colha & Pague do Morango, quando o público pode comprar morangos diretamente dos produtores rurais. Na Morangolândia, os visitantes encontram variedades de morango in natura e produtos derivados, como geleias,sucos, tortas e até chope de morango. Há, ainda, shows musicais e parque de diversões.

Organizada pela Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (ARCAG), a festa é o maior evento de Brazlândia e conta com a participação de 40 produtores locais. Segundo a Emater-DF, Brazlândia é responsável por 96% da produção de morangos no Distrito Federal, e a expectativa é que em 2023 haja um aumento de 7% na colheita.

A Florabraz funcionará durante todos os dias da festa, com produtores selecionados para a venda de flores e plantas ornamentais cultivadas na região. O Colha & Pague será realizado no dia 14 de setembro, com grupos limitados a 30 participantes, que poderão colher morangos diretamente nas propriedades rurais. As inscrições devem ser feitas previamente com os produtores.

Nos dias 13 e 14 de setembro, ocorrerá a 34ª Exposição Agrícola, com cerca de 500 amostras de produtos cultivados nas regiões de Brazlândia e Ceilândia. Os melhores produtos serão premiados e avaliados por um júri especializado.

O evento tem entrada gratuita mediante a entrega de um quilo de alimento e ocorre na Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), na BR-080, km 13 (Brazlândia). É apoiado por diversas instituições, como a Emater-DF, a Administração Regional de Brazlândia, e secretarias do governo do Distrito Federal.

Mais lidas

A PÁSCOA E O SENTIDO DA RESSURREIÇÃO
Casa de Chá renasce como joia do coração d...
Programação especial celebra aniversário d...
...