Fernanda Torres conquista Globo de Ouro por ‘Ainda Estou Aqui’ e emociona com discurso sobre sua trajetória
A atriz Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama neste domingo, 5, por sua interpretação marcante como Eunice Paiva no filme Ainda Estou Aqui. Após a cerimônia, a artista compartilhou sua emoção e surpresa em entrevista à TV Globo, destacando a incredulidade com a vitória. “Eu juro que achava que não tinha jeito, que não tinha a menor chance. Estou chocada”, afirmou.
Em um momento carregado de emoção, Fernanda relembrou os laços profundos que permeiam o filme e sua trajetória: “Por tudo, pela história com a mamãe (Fernanda Montenegro), o Walter [Salles], pela Eunice Paiva, pelo Marcelo [Rubens] Paiva. Esse filme é tão bonito, está movendo tantas coisas.” A atriz aproveitou para pedir desculpas ao escritor Marcelo Rubens Paiva por não citá-lo no discurso de premiação: “Marcelo, não falei teu nome! Amo você, cara! O livro dele que moveu esse filme. É tudo muito bonito.”
Fernanda também recordou a trajetória de sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada ao Globo de Ouro em 1999 por Central do Brasil, mas que não levou o prêmio. “A mamãe tinha certeza. Eu falava: ‘Não tem [chance]’. Ela falava: ‘Vai levar!’. Mamãe!”, comentou, emocionada.
Ao ser questionada pelo repórter Ismar Madeira sobre o que teria contribuído para sua vitória, Fernanda mencionou a intensa campanha promocional do filme e a repercussão em veículos renomados da mídia americana. “Acho que é um ano muito dividido, porque todo mundo merecia. Não tenho ideia. Não sei quem vota. A gente está num trabalho muito forte, o meu nome veio vindo. A Variety ajudou imensamente. Collider, Deadline. Começou uma campanha comigo, bonita, sabe? Mas não tenho ideia!”, explicou.
O filme, dirigido por Walter Salles e baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, tem sido amplamente elogiado pela crítica internacional, ganhando força em uma das premiações mais prestigiadas da indústria.
Sobre uma possível “carreira internacional”, Fernanda respondeu com firmeza: “Eu não separo a nacional da internacional, é tudo uma carreira só!”. Com sua vitória, a atriz reforça o brilho do cinema brasileiro no cenário global, emocionando o público com sua arte e autenticidade.