Fepecs Finaliza Criação da Primeira Escola de Saúde Pública do Distrito Federal
Após seis meses de planejamento e discussão, a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) concluiu o processo de criação da primeira Escola de Saúde Pública (ESP) do Distrito Federal. A novidade foi oficializada no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (26), após aprovação em reunião com o governador Ibaneis Rocha, que expressou apoio à iniciativa. Com autonomia financeira garantida, a ESP promete fortalecer a educação em saúde na região, ampliando a oferta de cursos e vagas.
“A ESP surge como um marco para o Distrito Federal, fortalecendo não apenas a educação em saúde, mas também a valorização dos profissionais do SUS e o apoio à Universidade do Distrito Federal Professor Amaury Maia Nunes (UnDF)”, afirmou Inocência Rocha Fernandes, diretora-executiva da Fepecs.
A estrutura da Fepecs será reorganizada com a incorporação da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) e da Escola de Aperfeiçoamento do SUS (Eapsus) à nova ESP. Isso permitirá a continuidade dos cursos técnicos e a capacitação de profissionais de saúde, enquanto os cursos de pós-graduação da Escs serão integrados à ESP, visando ampliar as especializações oferecidas gratuitamente à população e aos servidores do SUS.
A ESP também se destacará pela criação de cursos pós-técnicos inéditos na rede pública do DF e pela parceria com a UnDF para capacitação de docentes e desenvolvimento de programas de residência pedagógica. A escola terá o papel fundamental de formular e executar programas para qualificação contínua dos profissionais de saúde, além de buscar recursos externos para financiamento de pesquisas em saúde.