Fenômeno atmosférico surpreende em Sorocaba e cidades vizinhas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Redes Sociais

Nuvem prateleira em formato espiral assusta moradores de Sorocaba e cidades vizinhas; fenômeno é causado por massa de ar quente sobre o estado de São Paulo

 

Na tarde de sexta-feira, 17, uma nuvem gigante em formato espiral, semelhante a um tornado, chamou atenção na região de Sorocaba, interior de São Paulo. O fenômeno também foi avistado em cidades vizinhas como Votorantim, Salto de Pirapora, Alumínio e Itapetininga, assustando os moradores, que relataram o evento nas redes sociais.

A nuvem avistada é conhecida como nuvem prateleira, formada quando ar quente se eleva sobre uma camada de ar mais frio. Esse processo de condensação rápida do ar aquecido é responsável pela aparência espiralada do fenômeno.

De acordo com a empresa de meteorologia Metsul, a formação do evento foi causada por uma massa de ar tropical quente e úmida sobre o estado de São Paulo. A rotação observada na supercélula, que gerou a nuvem, é resultado do cisalhamento do vento – a diferença na velocidade e direção dos ventos em diferentes altitudes. Esse fenômeno cria um mesociclone, um vórtice de ar que circula dentro da tempestade.

Além disso, a nuvem prateleira pode provocar ventos muito fortes antes da chegada da tempestade, o que aumenta a intensidade do fenômeno e o risco de danos.

 

Mais lidas

Os índios e os tecidos da vida
Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
...