O Distrito Federal tem 139 postos de saúde em área urbana onde é possível tomar a vacina da febre amarela, informou nesta quarta-feira (17) a Secretaria de Saúde. A lista de Unidades Básicas de Saúde (UBS) com injeções contra a doença transmitida pelo Aedes aegypti pode ser conferida na página da pasta.
De acordo com a secretaria, para tomar a vacina nesses lugares, basta chegar com a caderneta de vacinação. É necessária apenas uma dose para ser imunizado. “Paciente que já foi imunizado não precisa tomar nova dose. Mas, caso o paciente não possua a caderneta e não se recorde se já tomou a vacina, não tem problema, ele será vacinado por precaução.”
A Asa Norte tem um esquema diferenciado. O posto da 208/408 Norte é o único que não vai aplicar a vacina. Isso porque virou um centro especializado em diabetes, obesidade e hipertensão. Para quem mora na área, a orientação é procurar a UBS da 114/115 Norte.
Também há vacinas disponíveis nos 32 postos na área rural do DF. A diferença é que nestes locais, a aplicação das injeções ocorre principalmente de forma programada – além da chamada “demanda espontânea”. Por isso, a recomendação é ligar para o 156 para saber qual o dia específico.
Em Brasília, não haverá fracionamento de vacina, como o Ministério da Saúde anunciou para cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Ou seja, cada paciente vai tomar uma dose única e completa da vacina – conforme necessário para viajar para países que exigem a imunização.
Fonte: G1