Vinte e quatro cirurgias foram canceladas no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) entre quarta- feira e ontem pela manhã, devido à falta de sabão na lavanderia interna. A maioria dos procedimentos foi agendada há meses. De acordo com o diretor do hospital, José Adorno, o material seria utilizado para lavar roupas privativas para médicos e pacientes — aventais e lençóis —, cujo uso é restrito às salas de cirurgias não emergenciais. O uso em ambientes específicos reduz os risco de infecções nos pacientes.
Segundo o diretor, 11 especialidades foram afetadas. Entre elas, cirurgia torácica, urologia, odontologia, oftalmologia, restaurações plásticas e retirada de tumores. Na tarde de ontem, as atividades voltaram ao normal e os médicos realizaram oito cirurgias. O diretor garante que os 24 procedimentos suspensos serão remarcados “assim que possível”.
“Nós trabalhamos preventivamente para garantir a qualidade dos procedimentos. Como os pacientes internam um dia antes e nós não tínhamos certeza do fornecimento, suspendemos as cirurgias”, afirma.
O risco de infecção é uma realidade em todos os centros cirúrgicos. Ontem, o JBr. mostrou que, em 2016, foram notificadas 789 infecções primárias de corrente sanguínea no DF, sendo 56,7% em pacientes adultos, 39,5% em bebês e 3,8% em crianças, todos internados em Unidades de Terapia Intensiva, onde é necessário mais cuidado.
Fonte: JBr