FAB utiliza drone em busca de vítimas de temporais no RS

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
FAB usa drone para auxiliar no Rio Grande do Sul (Crédito: Divulgação/FAB )

 

Inovação tecnológica auxilia operações de resgate em meio à tragédia causada pelos temporais

 

 

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou no domingo, 5 de maio, a utilização de uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), popularmente conhecida como drone, para auxiliar nas operações de busca e resgate de pessoas isoladas ou em situação de risco devido aos temporais que assolaram o estado do Rio Grande do Sul.

 

Os sobrevoos foram realizados na região da Quarta Colônia, abrangendo nove municípios gaúchos. A FAB orientou os residentes locais a sinalizarem ou marcarem alguma superfície ao avistarem a ARP, facilitando assim a identificação e o envio de assistência. Esta é a primeira vez que a aeronave é empregada em missões de desastre natural, normalmente sendo utilizada em apoio às operações das forças de segurança pública.

 

O modelo de drone utilizado é o RQ-900 Hermes, fabricado pela empresa israelense Elbit Systems e pertencente à Base Aérea de Santa Maria (BASM). Equipado com tecnologia de ponta, o Hermes permite análises em tempo real e uma alta precisão na localização das vítimas.

 

Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana de abril deixaram um rastro de destruição. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil nesta segunda-feira, 6 de maio, 345 municípios do estado registraram algum tipo de problema, com um saldo de 83 mortos, 111 desaparecidos e 276 feridos.

Mais lidas

Projeto Brilho do Sol – FEHSOLNA II ilumin...
IPVA 2024: Última semana para pagamento no DF
Andrea Bocelli ao vivo: Oferta exclusiva BRB
...