FAB transporta brasileiros deportados dos EUA para BH

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Divulgação/FAB

Primeiro voo com brasileiros deportados dos EUA sob governo Trump aterrissa em Belo Horizonte

 

Na noite deste sábado (25), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, trazendo os primeiros brasileiros deportados dos Estados Unidos após a posse do presidente Donald Trump. Ao todo, 88 brasileiros retornaram ao país e foram recepcionados pela ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo.

A chegada estava prevista para a última sexta-feira (24), mas um problema técnico na aeronave norte-americana desviou o voo para Manaus/AM, onde quatro passageiros desembarcaram antes de seguir viagem. Para garantir o transporte digno dos cidadãos restantes, o governo brasileiro mobilizou uma aeronave da FAB, por determinação do presidente Lula.

Durante o desembarque, a Polícia Federal foi instruída a retirar as algemas dos brasileiros, reforçando o compromisso com a dignidade dos repatriados. Segundo nota do Ministério da Justiça, o objetivo foi assegurar que o retorno ao país ocorresse com respeito e segurança.

O voo da FAB decolou da Base Aérea de Brasília no início da tarde de sábado, chegando a Manaus às 14h45 (horário local). Por volta das 16h50, a aeronave seguiu para Belo Horizonte, completando a missão de repatriação.

Este foi o primeiro voo de deportação realizado sob o novo governo de Donald Trump. Antes, no dia 10 de janeiro, ainda durante a administração de Joe Biden, outro voo com 100 brasileiros deportados também chegou a Confins.

Mais lidas

A PÁSCOA E O SENTIDO DA RESSURREIÇÃO
Casa de Chá renasce como joia do coração d...
Programação especial celebra aniversário d...
...