Exposição Brasília, Outro Planeta, de Bento Viana, em parceria com Sesc-DF está aberta ao público

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

DJI_0074-Editar.jpgQuem passar pelo shopping Conjunto Nacional até o dia 15 de maio já pode ver gratuitamente as obras do artista Bento Viana expostas no primeiro andar do empreendimento. As obras de “Brasília, Outro Planeta” foram adquiridas pelo Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF) e revelam o olhar único e inovador do fotógrafo sobre a cidade de Brasília.

O conceito ‘Brasília, Outro Planeta’, foi criado por Bento Viana inspirado pela frase do astronauta Yuri Gagarin quando viu a cidade pela primeira vez: “A impressão que eu tenho é a de estar chegando a um planeta diferente”, comentou o cosmonauta na ocasião. No aniversário de 62 anos de Brasília, as fotografias da exposição são uma forma de homenagear a cidade.

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo Silva esteve na abertura da exposição e falou sobre a importância de investir em cultura. “Para o Sesc-DF é uma alegria imensa contribuir para a arte local. Temos vários eixos de ações, mas a cultura é um dos nossos trabalhos mais importantes. O Bento conseguiu fazer um trabalho incrível e é uma grande alegria contribuir com esse trabalho para nos fortalecermos enquanto sociedade”, afirma.

As imagens capturadas por drone compõem uma coleção de fotografias imaginadas por Bento há alguns anos, e que somente puderam ser concretizadas após um longo período de maturação de ideias, evolução técnica e tecnológica. A exposição apresenta 15 fotografias desta nova coleção que farão parte do acervo de Artes Visuais do Sesc DF. “Meu sentimento é de gratidão porque trabalhar com arte nesse país não é fácil. É uma honra ter essas obras adquiridas pelo Sesc porque mostra uma valorização do artista”, explica o artista. WhatsApp Image 2022-04-20 at 22.11.10.jpeg

Sobre o artista

Bento Viana é carioca e chegou na capital em 1979, aos oito anos de idade. Foi nessa época que segurou uma câmera pela primeira vez. Bento afirma que a fotografia é seu grande propósito. “É na fotografia que eu me realizo ao traduzir essa Terra para a linguagem da luz”, afirma.

Geógrafo graduado, produtor de cinema premiado e fotógrafo. Bento Viana acumula mais de vinte e cinco anos de experiência no mercado de contar histórias por meio de imagens. Já realizou trabalhos relevantes para o WWF-Brasil, Banco Mundial, INPA, Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente e EMBRATUR.

Viajou por todo o Brasil, pela Antártica, América do Norte, América do Sul, Europa e África. Foi um dos criadores da exposição A Volta ao Mundo em 80 Fotos, vista por mais de 300 mil pessoas em Brasília e São Paulo. Realizou a exposição ‘Brasília Iluminada’, na Praça dos Três Poderes, que recebeu mais de 80 mil visitantes ao longo de 60 dias. Participou de cerca de 40 exposições individuais e coletivas.

Produziu o livro ‘Brasília Vista do Céu’ a pedido do Governo do Distrito Federal. Seu olhar buscador e diferenciado o levou a encontrar matizes e nuances originais de cores e silêncios, abrindo novas possibilidades para registros fotográficos de cidades. Em abril de 2014, lançou a exposição e o livro ‘Do Céu, Brasília’, reconhecido como uma das principais publicações de arte já produzidas sobre a Capital Federal. Ainda este ano lançará sua mais nova publicação, o livro ‘Brasília, Outro Planeta’.

Seu banco de imagens conta com mais de 500 mil fotos que fazem parte de seu legado como observador de um mundo em constante mutação. Em sua galeria autoral, Bento Viana Galeria, o fotógrafo realizou o sonho de ter seu espaço para compartilhar esse olhar inovador e transformador.

Serviço:

Até 15 de maio de 2022 – Shopping Conjunto Nacional (1º andar)

De segunda a sábado: 09h às 22h

Domingos: 14h às 20h

Mais lidas

Viva o São João: Sesc-DF lança Tradições J...
FONTE DE RECURSOS FINANCEIROS PARA SOCORRE...
Última chance: Renegocie dívidas no Desenr...
...