Exclusivo: presidente da CEB informa o que enfrenta para restabelecer energia

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Em entrevista exclusiva, o diretor-presidente Edison Garcia, mostra como é realizado o trabalho da Companhia Energética de Brasília (CEB) para manter a energia no DF em funcionamento, observa que NOVACAP ficou sem poder fazer a poda e o porquê da situação e em situações de emergência como nos últimos dias de tempestades localizadas o trabalho duro realizado.

Por Josiel Ferreira e Maurício Nogueira

Durante a entrevista por telefone, realizada na noite desta terça-feira (23) ele foi questionado sobre uma mãe ter dificuldade em manter a bateria de um aparelho de respiração utilizado pelo filho por falta de energia, durante um período de falta de energia. Garcia explicou que há protocolo para atender casos emergenciais. Afirmou ainda que as equipes da companhia são suficientes para atender as demandas, mas em casos de temporais verificados nos últimos dias a situação foge da normalidade.

Confira entrevista abaixo:

Tudo OK Notícias – Desde ontem a Ceilândia Sul, Ceilândia, P Sul P Norte vêm sofrendo com a falta de energia. Quais são as providências que a CEB está tomando? Nesta segunda-feira 23 aconteceu isso novamente boa parte está sem energia.

Edison Garcia – O senhor deve saber que teve um vendaval na Ceilândia no dia de ontem que derrubaram redes inteiras, postes foram derrubadas e quebraram no pé então a CEB imediatamente começou a reconstrução de uma rede em Ceilândia e passou a madrugada toda para religar a rede. Essa providência foi adotada. E, hoje, de novo, com a chuva, não só a Ceilândia vários outros lugares, tivemos uma queda de energia por rompimento de redes, árvores na rede, enfim, outras intempéries causadas pela chuva e pelas tempestades.

Tudo OK Notícias – O senhor tem um prazo para que a energia seja restabelecida? UPAs e Hospitais estão sem energia, há equipes da CEB trabalhando?

Edison Garcia  – Ceilândia tem 18 equipes trabalhando no restabelecimento. Nós não temos a capacidade divina de impedir tempestades. Temos corrido atrás para recuperar os danos causados como acontece em todos os lugares do mundo. Quando há uma tempestade forte como de ontem em que causou todos os danos aos bens de propriedade como também da  CEB, queda de árvores, enfim, todo tipo de resultado. O senhor deve ter visto que houve granizo, ventos extremamente fortes. Quer dizer, isso não é possível ninguém impedir. O que nos cabe, dentro do protocolo que a companhia adota é fazer a recuperação das redes dentro do mais rápido possível. Conseguimos recuperar toda a rede, remanejar todas as energias e religar em curto espaço de tempo. Menos de 24 horas a gente estava com Ceilândia toda ela religada, seja UPA, seja Hospital Regional e seja a Farmácia de alto atendimento. E hoje, estamos de novo, com toda a energia sendo recuperada na Asa Norte. No Lago Norte, Paranoá, Brazlândia, Planaltina e vários locais que foram afetados pelas chuvas.

Tudo OK Notícias – Guariroba, boa parte do Setor P Norte, tem uma previsão para que volte a energia agora à noite.

Edison Garcia – A previsão é antes de meia-noite estarmos com tudo religado.

Tudo OK Notícias – Por que todas as vezes que chove costuma faltar energia?

Edison Garcia – Eu estou acompanhando todas as operações feitas no Distrito Federal com todas as intempéries que estão acontecendo.  O senhor saber que quando há um curto na rede, seja por uma árvore, seja por um poste rompido, seja por um poste abalroado o sistema ele desliga para prevenção de algum tipo de choque, algum tipo de dano aos equipamentos. Então, é assim que funciona. Eu tenho uma chuva e cai uma árvore numa rede, ela vai desligar. E qual a providência da Companhia? Retirar a árvore junto com os bombeiros, a defesa civil e reestruturar a rede, reconstruir a rede. Ontem, o nós tivemos em Ceilândia algo como oito a dez postes caídos. Eu vi as fotografias.

Tudo OK Notícias – O senhor tem esse relatório, presidente? Acho importante a população saber.

Edison Garcia – Eu tenho relatório a cada 15 minutos. A cada 15 minutos, eu sei toda a operação que acontece no Distrito Federal. Todos os veículos que são destinados, em cada ponte, o que está acontecendo. Se é poste abalroado, se é árvore na rede, se é um problema de raio, se é um problema de incêndio. Eu tenho relatório a cada 15 minutos.

Tudo OK Notícias – Os relatórios estão disponível?

Edison Garcia – Na Central de Operações.

Tudo OK Notícias – Presidente como funciona o sistema da companhia ?

Edison Garcia – Nós temos todo o sistema da companhia, de todas as subestações, de todas as redes, de todas as linhas, inclusive um transformador de uma rua. Temos online, num deskboard (lousa digital) tudo o que está ligado ou está desligado. Quando cai uma rede por alguma adversidade atmosférica a nossa equipe de operação sai online. E todas as nossas equipes. Todos os carros da CEB tem um sistema de GPS em que a central de operações sabe exatamente onde está cada carro. Como isso, eles fazem um comando de deslocamento. Então você tem a prioridade, os locais onde há equipamentos vitais, onde há hospitais, onde há uma demanda do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, porque, às vezes, tem cabo energizado por acaso na pista. Então, tudo isso é um protocolo. As equipes ficam online, ao mesmo tempo correndo atrás de percorrer a rede. Em algumas situações, a gente gasta um tempo para tentar descobrir qual é o problema, que, às vezes, é um galho que está enfiado no meio da rede e que precisa percorrer a rede toda para identificar. A NOVACAP tem dois anos que não faz poda. O governo passado deixou a NOVACAP sem contrato de poda.

Tudo OK Notícias – Um ano presidente?

Edison Garcia – Hoje, nós temos 22 mil podas pendentes de realização e são galhos encostados na rede que estão fechando o circuito.

Tudo OK Notícias – E atrapalha o trabalho de  vocês também?

Edison Garcia – Não atrapalha. Simplesmente, fecha um curto circuito. O senhor deve ter na residência um quadro com fusível. O que acontece? Cai o fusível. Isso é uma proteção.

Tudo OK Notícias – Proteção, justamente.

Edison Garcia – É um sistema de proteção. Então, o sistema da CEB para ninguém morrer eletrocutado numa rede, numa árvore, ou num poste abalroado, ele tem por proteção desligar. Então, desliga o circuito. Imediatamente, a central de operações toma conhecimento de que há um circuito desligado, há um indicativo. E o pessoal aciona as equipes para procurar na rede o que aconteceu. As vezes, localizam um poste abalroado por um carro, um acidente, por um caminhão. Isso é rotina. Todo dia tem alguém batendo num poste.

Tudo OK Notícias –  Presidente, falta pessoal, ou a CEB tem pessoal suficiente — até porque véspera de Natal, já estamos chegando perto — para dar assistência nesses blecautes que estamos tendo hoje devido a essas grandes chuvas que estão ocorrendo?

Edison Garcia – Veja o seguinte. A CEB tem uma equipe própria que faz esse trabalho, seja de plantão, a gente tem as escalas. E nós temos uma quantidade grande de equipes terceirizadas. Até há um mês, um mês e pouco, a gente estava sem contrato de equipe de emergência terceirizada porque o processo estava parado no Tribunal de Contas. Conseguimos contratar as equipes.

Hoje, estamos com 14 equipes terceirizadas dentro do Distrito Federal. Mas o que acontece, quando há uma calamidade de uma tempestade como essa, ao mesmo tempo você tem que correr o DF. Eu estou com uma demanda no Lago Norte, tenho no Paranoá, eu tenho no Hospital de Brazlândia, tem Planaltina, tem Ceilândia, tem setor de Park Way que, às vezes, são vários pontos ao mesmo tempo. Então, as equipes saem correndo.

Então, você me faz uma pergunta, num dia em que eu tenho uma calamidade dessa ao mesmo tempo, tenho pouca gente para em duas horas reativar a energia, enfim, eu tenho pouca gente. Mas em dia normal, sem calamidade a gente tem equipe suficiente. Se você analisar, eu já fiz um diagnóstico nos últimos três, quatro anos, as quedas de energia no Distrito Federal, você vai ver que é razoavelmente pouca incidência concentrada em época de chuva. Esse ano de forma atípica, nós temos uma quantidade muito grande de árvores nas redes por falta de poda.

A NOVACAP só conseguiu contratar poda há coisa de menos de um mês. E só vai iniciar a poda em janeiro, porque o Tribunal de Contas não deixou contratar antes. Quer dizer, a sua pergunta é eu tenho equipes suficientes em dias normais, quando há um acidente num poste, quando há uma chuva mais localizada, sim, o suficiente, mas quando há como aconteceu ontem que foi fora do comum, com chuva de granizo, ventos a quase 80 km por hora, que tirou telhado, derrubou painel. Derrubou uma rede inteira.

Não foi um poste.Eu tenho relatório, um foi derrubando o outro, foi um strike e a rede tombou. Eu tenho que construir uma rede nova. E a gente conseguiu fazer isso no começo da noite de ontem e agora de manhã a rede estava recomposta. Tem que tirar todos os postes. Tirar todos os fios, furar buraco, colocar poste de concreto novo e passar toda uma rede nova. É uma obra.

Tudo OK Notícias – E que dia está pronta toda essa revitalização.

Edison Garcia – Às cinco horas da manhã estava tudo religado. Hoje foi outra intercorrência. E nós estamos ainda vivendo um problema de transformador de Ceilândia que pegou fogo há dois meses. A gente pediu para comprar no Orçamento 2020 para repor esses transformadores. A gente está operando Ceilândia Norte porque a subestação, a rede é Ceilândia Norte com um transformador só e operando ajuda com Taguatinga e Ceilândia Sul.

É todo um remanejamento de rede. Temos uma grande quantidade de gato na região de Sol Nascente, que são ligações clandestinas, mas as ligações de Arniqueiras e Areal, que dificultam e compromete a nossa rede. É a realidade.

A gente precisa ver que é uma empresa que está há anos sem investimento, passou dez anos financiando salário de empregado e não investiu adequadamente em equipamentos, em renovação de parque. Além do que nós temos um Distrito Federal repleto de invasões com ligações clandestinas. Essa é a realidade. Essa é a matéria.

Tudo OK Notícias – Está certinho, eu concordo com o senhor.

Edison Garcia – Precisamos conscientizar a população, a gente pedir para população parar de plantar árvore embaixo de rede, como eu vejo por aí, em tudo quanto é lugar. São situações que vocês da imprensa precisa nos ajudar.

Tudo OK Notícias – Presidente, não falta uma campanha até para conscientizar a população de como plantar uma árvore?

Edison Garcia – Estamos trabalhando nisso, eu tenho solicitado. A gente tem conversado com a NOVACAP, no sentido de agente fazer uma grande campanha. Pedir à população de que nos aponte onde tem as árvores na rede, quando é árvore própria que procure podar, porque a população planta. Tivemos um problema na Asa Norte, numa quadra específica que era um paisagismo lindo, mas eu tinha dois coqueiros abraçados na rede, por isso que caía. Tiramos o coqueiro, acabou o problema lá, entendeu? Mas a população fala “é o paisagismo, o coqueiro está lindo’. Sinto muito o você tem um coqueiro ou uma luz permanente na sua residência. Assim, são situações que a gente está enfrentando agora. Nós não temos problema nenhum de discutir isso.

Tudo OK Notícias – E tem que ser colocado à público para resolver.

Edison Garcia – Estamos fazendo um esforço enorme de regularizar essa situação. Eu lhe asseguro, que nas chuvas do ano que vem, nós não vamos ter esse problema, porque estaremos com condições de atuar com antecedência. Estamos no primeiro ano de governo. Assumimos a empresa com bastante dívidas, sem capacidade de investimento. Estamos arrumando a empresa e vamos melhorar do ponto de vista técnico para que o ano que vem ela esteja em condições da gente evitar esse tipo de problema.

Tudo OK Notícias – Quando o senhor assumiu a presidência da CEB?

Edison Garcia – 17 de janeiro.

Tudo OK Notícias – Comprometo-me, presidente em visitá-lo até para conhecer a demanda, saber como está a situação e faço questão de estar ao seu lado para te ajudar, para te apoiar no que for preciso. Anteontem nós estivemos com o governador, conversamos como governador. E nosso objetivo é esse. Fazer melhorias, mesmo, porque Brasília precisa mudar, sair dessa situação e fazer o que é melhor para Brasília. A população está cansada disso, com altos salários aí, e a população pagando um alto preço e não tendo um serviço de qualidade.

Edison Garcia – É essa a discussão, quer dizer, é isso que eu coloco muito na CEB. A população tem que escolher, em ter uma empresa com menores salários, com menos benefício, investindo em qualidade da população ou ela quer apoiar esses salários astronômicos que são pagos nas empresas públicas do DF. Não é só a CEB não, NOVACAP, CAESB, BRB. Se criou um feudo de criados privilegiados que de alguma forma não dá à companhia condições de fazer os investimentos necessários.

Tudo OK Notícias – O senhor é a favor da privatização da CEB?

Edison Garcia – Eu tenho o compromisso de fazer a privatização para dar à sociedade uma companhia em melhores condições de investimento e qualidade de serviço.

 

Mais lidas

Projeto Brilho do Sol – FEHSOLNA II ilumin...
IPVA 2024: Última semana para pagamento no DF
Andrea Bocelli ao vivo: Oferta exclusiva BRB
...