No momento em que a influencer Kamila Pires, do Distrito Federal, era entrevistada por celular pelo Tudo OK Notícias ela contou que estava em contato e que negociava por mensagem com os criminosos
Kamila Pires tem quase 16 mil seguidores no Tik Tok e no Instagram. Ela teve perfil hakeado do Instagram. Entrevistada pelo Tudo OK Notícias, a influencer notou que teve a conta sequestrada ao receber mensagem de uma amiga contendo um código.
Assim que reenviou o código para amiga, cuja conta já havia sido hackeada, percebeu algo diferente. Não tinha mais acesso à conta, que naquele momento estava em posse dos criminosos. E seus dados foram alterados.
Kamila registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do Distrito Federal, em Brasília, nesta quinta (9).
Ela ouviu na delegacia que se trata de uma quadrilha de São Paulo, em investigação, que tem utilizado esse modus operandi. Anunciar móveis, usando perfis sequestrados de rede social, cobram importâncias por meio de Pix. E ainda pedem pagamento de resgate em dinheiro para liberar o perfil da rede social.
No momento em que era entrevistada pelo Tudo OK Notícias por celular, ela contou que estava em contato por mensagem escrita negociando com os criminosos. Como se não bastasse, segundo Carine, eles pediram R$ 1.000 para liberar a conta no Instagram.
Ela desconfia que os cibercriminosos ganharam muito dinheiro com o golpe. Segundo Kamila, foram anunciados móveis pelos criminosos na conta do Instagram. E a cobrança de valores era em torno de R$ 1.500 para cima por meio de Pix.
“Como eu tenho muitos seguidores, acredito que eles devem ter conseguido um bom dinheiro. Tem muita gente caindo no golpe”, disse ela preocupada.
Em suas contas de redes sociais, Kamila divulga produtos, e obtém um bom retorno financeiro. Além disso, ela contou que divulga eventos como festas no Tik Tok, onde também tem cerca de, aproximadamente, 16 mil seguidores.
O delegado titular da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), Dr. Giancarlos Zuliani, explicou que encaminhou uma comunicação para informar ao Instagram a ocorrência.
Já a conta deverá ser recuperada pela Kamila encaminhando solicitação para a restituição em contato com o Instagran.