Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal apresenta o Sistema Distrital de Informações Ambientais como ferramenta essencial para projetos sustentáveis e gestão ambiental eficiente
Nesta quarta-feira, dia 26 de julho, das 14h às 16h30, a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA/DF) realizará o evento intitulado “SISDIA: Bases para um Futuro Sustentável”, no Parque Tecnológico de Brasília – Granja do Torto – BIOTIC. O objetivo do evento é lançar luz sobre o Sistema Distrital de Informações Ambientais (SISDIA) e apresentar os Módulos Especialistas que em breve estarão disponíveis na plataforma ambiental, acessível pelo endereço www.sisdia.df.gov.br.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, Gutemberg Gomes, esse é um momento oportuno para enfatizar a importância do SISDIA como uma ferramenta inovadora na elaboração e desenvolvimento de projetos sustentáveis, tanto para profissionais que atuam no planejamento urbano quanto para todos os interessados em realizar pesquisas ambientais. O sistema busca disseminar conhecimento de forma fácil e acessível, fornecendo indicadores, mapas e dados consolidados sobre o meio ambiente, além de referências oficiais, normas, leis e relatórios governamentais.
O SISDIA é uma plataforma pública e gratuita que reúne e compartilha dados espaciais e informações ambientais de todo o Distrito Federal, contribuindo para o planejamento e a gestão sustentável do território. O projeto conta com o apoio do Projeto CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis -, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e executado pela SEMA-DF, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), com recursos do Global Environment Facility (GEF).
De acordo com o subsecretário de Gestão Ambiental e Territorial, Renato Santana, a plataforma foi desenvolvida graças ao trabalho árduo de muitas pessoas comprometidas com a preservação do meio ambiente. Os dados ambientais estão organizados em três temas principais: ambiental, socioeconômico e territorial. Renato ressalta que o SISDIA é uma plataforma de vanguarda que não só beneficia o Distrito Federal, mas também tem potencial para ser útil em âmbito nacional e global.
Vale destacar que o sucesso do SISDIA ultrapassou as fronteiras do país. Durante o Encontro Mundial de Usuários do Environmental Systems Research Institute (ESRI), realizado entre 9 e 14 de julho deste ano, em San Diego, na Califórnia, a SEMA/DF apresentou o SISDIA como um caso exemplar. O analista de Meio Ambiente da SEMA, Rogério Silva, afirmou que a apresentação mostrou como o Distrito Federal pode se destacar como exemplo na gestão ambiental, dada a sua posição como capital do Brasil.
O evento “SISDIA: Bases para um Futuro Sustentável” promete ser uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimentos e experiências em busca de um futuro mais sustentável, utilizando a tecnologia e o acesso à informação como aliados na preservação do meio ambiente. A iniciativa do Distrito Federal pode inspirar outras localidades a desenvolverem soluções semelhantes para enfrentar os desafios ambientais em suas respectivas regiões.