EUA darão força para Brasil entrar na OCDE

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Trump cumpre a palavra e ajuda o Brasil a integrar seleto clube.

Os Estados Unidos decidiram indicar o Brasil para ser o próximo país a ingressar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE. A posição do governo Donald Trump será formalizada nesta quarta-feira (15) em reunião do Conselho do grupo, em Paris.

A organização é conhecida como “clube dos países ricos” e reúne as nações mais desenvolvidas do planeta. A indicação é mais uma sinalização ao governo brasileiro, que tem tido uma postura de alinhamento a Trump.

A decisão de priorizar a candidatura do Brasil foi confirmada em uma nota divulgada pela embaixada norte-americana em Brasília. O documento diz que o apoio é uma “evolução natural” do compromisso assumido pelo secretário de Estado, Mike Pompeo, e pelo presidente Trump em 2019.

A promessa de apoiar a entrada do Brasil na OCDE foi feita em março, durante a visita do presidente Jair Bolsonaro à Casa Branca. No entanto, no segundo semestre do ano passado, Washington manifestou apoio à entrada da Argentina e da Romênia à Organização.

Na ocasião, Bolsonaro disse que nunca houve um compromisso formal da Casa Branca de apoiar a candidatura do País à OCDE naquele momento.

O Departamento de Estado norte-americano afirma que, apesar de desejar que o Brasil seja o próximo país a começar o processo de acesso, continua a apoiar as aspirações de entrada da Argentina e do Peru.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse que o anúncio comprova que o governo Bolsonaro está construindo uma parceria sólida com os Estados Unidos.

Ele enfatiza, dizendo que essa parceria é “capaz de gerar resultados de curto, médio e longo prazo, em benefício da transformação do Brasil em uma grande nação.”

Mais lidas

Ministro Lupi fala sobre fraude no INSS em...
Galvão surta com camisa vermelha da Seleçã...
Mais 71 mulheres em situação de violência ...
...