Descoberta da Estaca do Marco Zero em Brasília revela o início da construção da capital e atraí visitantes
A Estaca do Marco Zero, recém-descoberta em Brasília, está atraindo a atenção de moradores e visitantes interessados na história da capital. Neste domingo, 4 de agosto, durante o Eixão do Lazer, muitos brasilienses aproveitaram para conhecer o local histórico, que marca o ponto inicial da construção da cidade.
O empresário Paulo Melo, de 62 anos, expressou seu entusiasmo ao descobrir o marco. Nascido em Minas Gerais e residente na Asa Sul desde 1961, Melo acompanhou de perto a construção de Brasília. “Meu pai veio para a construção de Brasília como engenheiro em 1959. Eu sempre acompanhei muito a história de Brasília, mas eu não sabia dessa estaca zero. Contei para o meu pai sobre isso, ele me confirmou a história e eu fiquei chocado”, contou.

Maria de Fátima Ribeiro, funcionária pública de 70 anos, também ficou impressionada com a descoberta. Ela, que vive em Brasília há 49 anos, descreveu a experiência como uma “grata surpresa” e destacou a importância histórica do local.
Elias Manoel da Silva, historiador do Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF), explicou que a Estaca Zero foi fundamental na construção da Esplanada dos Ministérios. “Durante a construção de Brasília, aqui na Estaca Zero, havia um muro enorme de arrimo na região que hoje é o Buraco do Tatu. Milhares de toneladas de terra foram retiradas daqui e levadas para criar a planura artificial da Esplanada dos Ministérios”, disse.
O Marco Zero foi descoberto durante a reforma do Buraco do Tatu, uma importante via que liga os eixos Sul e Norte da cidade. Adalberto Scigliano, superintendente do ArPDF, ressaltou a importância da descoberta: “A partir de agora, quando as pessoas passarem pelo Buraco do Tatu, vão saber que foi aqui que Brasília foi concebida.”
O marco foi fincado pelo engenheiro e topógrafo Joffre Mozart Parada, chefe da equipe de topografia da Novacap, em 20 de abril de 1957. As obras de restauração do pavimento asfáltico do Buraco do Tatu, iniciadas em 1º de julho e concluídas em 31 de julho, incluíram a substituição de placas de concreto e a renovação das juntas de dilatação. O investimento de cerca de R$ 2 milhões garantiu a revitalização da passagem, beneficiando os 150 mil motoristas que utilizam o local diariamente.
Com informações Agência Brasília