Um erro individual mudou completamente os rumos da partida que estava se desenhando entre Corinthians e Palmeiras na Neo Química Arena, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quinta-feira. O confronto estava equilibrado até Fagner cometer um pênalti desnecessário, colocando a mão na frente da bola. Em desvantagem numérica, o time pouco pode fazer para reagir contra o alviverde.
O derby começou equilibrado em Itaquera. Mais organizado que nas últimas partidas, o Corinthians tinha a bola no pé por mais tempo. O Palmeiras era contundente e mais eficaz nas roubadas de bola do que quando iniciava as investidas ao ataque. Aos 13 minutos, Otero poderia ter aberto o placar em grande estilo. Pela primeira vez como titular, o meia bateu de muito longe e acertou o travessão. No lance seguinte, tentou de falta e a bola foi com veneno, mas Weverton conseguiu fazer a defesa.
As trocas de passes e roubadas de bola se concentravam no meio de campo até o relógio marcar 30 minutos do primeiro tempo. O alviverde cresceu na partida, e passou a ter mais chances contra o gol de Cássio. Em uma bela jogada de Zé Rafael, que não tomou conhecimento de Ramiro, se livrou da marcação e deu um belo passe a Wesley, o goleiro fez uma grande defesa.